- Publicidade -
EconomiaProcon autua postos por prática abusiva de preços em Araraquara

Procon autua postos por prática abusiva de preços em Araraquara

Operação do órgão verificou que três estabelecimentos aumentaram valores dos combustíveis sem justa causa

- Publicidade -

Reajuste da Petrobras já chegou nos postos de combustível de Araraquara (Foto: Denny Cesare/Código 19)

 

- Publicidade -

Operação do Procon autuou três postos de combustíveis por prática abusiva de preços em Araraquara, nesta sexta-feira (11). O órgão verificou que os locais aumentaram os valores dos combustíveis sem justa causa, antes mesmo do aumento anunciado pela Petrobras. 

Ao todo, segundo o coordenador do Procon, Rodrigo Martins, foram dez denúncias de consumidores que se sentiram lesados ao encontrar os preços mais “pesados” no dia do anúncio feito pela petroleira brasileira na gasolina, diesel e gás. 

“Hoje montamos uma operação, fomos a campo em alguns desses postos, visitamos seis e três foram autuados porque solicitamos os cupons fiscais dos dias 08, 09 e 10 após às 18 horas sendo identificado que eles praticaram aumento um dia antes da previsão da Petrobras”, disse. 

“É uma prática considerada abusiva, não tinham motivo, uma justa causa para se fazer o aumento, então os três foram autuados e outros três foram notificados para apresentar esses documentos, pois no momento eles não tinham e se for constatada a irregularidade também serão autuados”, completou. 

Desde o anúncio feito pela Petrobras de reajuste no valor dos combustíveis, o Procon de Araraquara e do Estado alertam consumidores sobre uma possível prática abusiva e especulativa de repassar o aumento antes mesmo dele chegar para os estabelecimentos. 

- Publicidade -

Com isso, o consumidor que se sentir lesado pode realizar denúncias com o cupom fiscal do abastecimento, ou outro item que comprove a irregularidade e envie para o WhatsApp do Procon Araraquara: (16) 99701 0120

Sobre as autuações realizadas, o coordenador do Procon Araraquara afirmou que o valor varia conforme o faturamento do estabelecimento, mas reforçou que a fiscalização visa inibir a prática abusiva. “Importante é que eles entendam que a prática é irregular”. 

A fiscalização deve prosseguir nos próximos dias em Araraquara. Caso o consumidor se sentir lesado, os canais de atendimento do Procon funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. O órgão atende na Rua professor Dorival de Oliveira, 164, Vila João Godoi.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -