Araraquara viveu nesta semana um frio intenso. A temperatura caiu e chegou a ter mínima de 04ºC e o comércio acabou lucrando mais com as baixas temperaturas.
A estudante Mariane Antônio, de 21 anos, diz que, quando está em casa, é preciso pelo menos duas cobertas. Mas quando não tem jeito e precisa enfrentar o vento gelado, é tudo em dobro. “Saio toda encapotada porque está muito frio”, diz.
A dona de casa, Edna Cristina Venâncio Rocha, de 40 anos, não esperava por esta onda de frio. “Não estávamos preparados e tivemos que sair pra comprar cobertas”.
E muita gente faz como a Edna e investe em cobertas, mantas e edredons. Por isso que o Reinaldo Dias de Lima, que é dono de uma loja deste segmento, na Vila Xavier, já espera por aumento na procura nesta época.
Neste ano, as vendas já aumentaram 30% em relação ao ano passado. As mantas são as que mais saem. “O primeiro dia de frio você não vende muito, mas no segundo vende bastante, vendemos quase 30 mantas em um dia”, diz ele.
O Reinaldo explica que esta época do ano é importante para recuperar outras datas que não são tão boas. “Pra gente o frio salva o ano”.
Na última quarta-feira (30), Araraquara registrou a menor temperatura em 25 anos. A costureira Ellen Daniela de Oliveira, de 27 anos, conta o que tem feito para driblar esta frente fria. “tomar bebida quente e colocar roupas quentinhas”
Bebidas quentes são uma boa opção para aquecer. E o Willian Ebúrneo sabe disso. Ele é dono de um restaurante que fica no Carmo e está investindo em caldos. A novidade no cardápio representa, hoje, 30% do faturamento da empresa. “Até as 19h o pessoal vem buscar e depois vendemos muito no delivery, Com o frio vendo mais caldo do que marmitex”, diz.
Com as baixas temperaturas prometendo ficar pelos próximos dias e até mesmo voltar outras vezes, há quem invista em aquecedores de ambientes.
Em uma loja de departamento que fica no Jardim Santa Clara o estoque previsto para todo inverno esgotou. O gerente do estabelecimento Guilherme Claudino diz que todas as 60 unidades foram vendidas. “Esfriou e foi ótimo porque vendemos muitos aquecedores, vamos adaptando o estoque para cada sazonalidade
Ele diz que a loja esta tentando repor o estoque, mas que isso não deve acontecer tão logo. “Apesar de prever a tendência de frio, ficamos sem mercadoria e estamos buscando repor”, finaliza.