Quem pensa em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Araraquara vai pagar mais caro pelo documento. É que as autoescolas praticam novo valor devido ao aumento do combustível, taxa do Detran e manutenção dos veículos.
O reajuste foi de 7,5% e quem se preparou no fim do ano passado para tirar o documento em 2022 levou um susto com os novos valores. É o caso do estudante Vinícius Ferraz, que busca a CNH para usar o carro e considerou alta a taxa praticada na cidade.
“Mesmo só para uma modalidade, os preços são bem salgados e acho que pesa muito no bolso do brasileiro, principalmente, no momento em que estamos vivendo”, afirmou.
A presidente da Associação dos Centros de Formação de Condutores de Araraquara, Mara Zitelli, explicou que o reajuste segue uma portaria do Detran e segue a inflação.
“De dezembro para janeiro tivemos esse aumento com essa inflação, o combustível que foi decisivo no valor das habilitações e também os funcionários especializados que temos”, disse.
“Em questão de preços é difícil, todos eles têm o mesmo custo e variam de acordo com as suas necessidades”, completou.
Com o novo reajuste, a saída é se planejar melhor se decidir tirar a Carteira Nacional de Habilitação. “Isso contribui para desistência de muitos jovens”, concluiu Vinícius.