Silverado Centennial Edition homenageia 100 anos das picapes da Chevrolet

Versão especial é movida por um motor 6.2 litros capaz de arrastar mais de quatro toneladas

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem

 

Embora a Chevrolet Silverado seja fabricada há mais de quatro décadas, o início do legado da marca norte-americana no universo das picapes data de 1918. É um século de produção de veículos focados no trabalho. Na verdade, a vocação profissional acabou se tornando apenas uma referência. Isso porque atualmente já há diversas versões de alguns modelos com caçamba que oferecem o mesmo nível de luxo e equipamentos de um sedã ou de um SUV. Hoje, além de dotadas de toda a tecnologia possível, as picapes também evoluíram na direção dos carros de passeio e nem parecem se tratar de veículos que excedem duas toneladas de peso e com capacidades superiores de reboque.  

As mudanças mais significativas podem ser vistas de uns 20 anos para cá. Ainda na década de 1990, os corpos pesados e quadrados foram acompanhados por certos luxos até básicos agora, como ar-condicionado e vidros elétricos. No caso da Silverado, o modelo chegou ao seu ápice com a edição especial em comemoração a esses 100 anos de fabricação de picapes. Além de ganhar mais adereços estéticos e de conforto, é também uma boa chance de se despedir da geração atual a nova já foi mostrada nos Estados Unidos, no Salão de Detroit, em janeiro último.  

A série especial Centennial Edition da Silverado se diferencia das demais variantes da picape pela carroceria com pintura exclusiva na cor azul escuro. Há também acabamento cromado nas maçanetas e retrovisores, além de rodas de liga leve com acabamento diamantado e um logotipo vintage da Chevrolet.  

A versão especial é movida por um motor 6.2 litros de oito cilindros. O propulsor rende potência de 420 cv e torque máximo de 63,6 kgfm e trabalha em conjunto com uma transmissão automática de oito velocidades que traciona a força para as quatro rodas. A capacidade de carga é de 767 kg e a de arrasto chega a 4.128 kg. No México, o preço parte de 1.037.900 pesos, o equivalente a R$ 184 mil.  

Despedida triunfal  

Embora seja um veículo já com muitos anos de estrada, a Silverado segue como um ímã capaz de atrair a atenção das pessoas. E não por se tratar de uma edição limitada, mas sim pela robustez característica e tamanho avantajado. E, claro, a versão também traz detalhes e emblemas vintages que ajudam a destacar a picape nas ruas.  

O que também torna a Silverado Centennial um diferencial é a despedida da atual geração e a expectativa que ela gera pela chegada da nova. Embora o nível de equipamento e conforto de condução sejam admiráveis já atualmente, a série de inovações à qual o modelo foi submetido certamente impressionará. Seja em design, segurança, consumo de combustível, espaço interno, capacidade de carga ou leveza no manuseio, o futuro da Silverado tende a ser de uma superação capaz de intimidar sua concorrente principal, a Ford F-150 Lobo. Isso porque a picape vendida atualmente pela Chevrolet supera as expectativas em todos os sentidos. O único aspecto que ainda decepciona é mesmo o fato de ser um projeto já muito datado.


0 Comentário(s)