'Eu só preciso de uma oportunidade', diz desempregado

Todos os dias centenas de pessoas vão ao PAT a procura de uma oportunidade no mercado de trabalho

    • ACidadeON/Araraquara
    • Fernanda Manécolo
Da reportagem
Marcelo procura uma oportunidade na área comercial


A desempregada Maricélia Oliveira de Jesus, de 36 anos, está desesperada a procura de uma oportunidade de trabalho. Ela já trabalhou na roça, como costureira e faxineira, mas desde que se mudou para Araraquara há três meses não consegue encontrar uma vaga.

"Está muito difícil. Tenho três filhos, sendo um deles de dois anos, que depende totalmente de mim, por isso, preciso trabalhar urgente, mas não encontro nada. Estou sem rumo, não sei o que fazer", diz ela.

Marcelo Cristiano da Silva Siqueira, 33, também amarga a fila dos que procuram uma chance no mercado de trabalho. "Estou procurando emprego há muito tempo, mas a exigência do mercado é grande, percebo que somos descartáveis. Eu só preciso de uma oportunidade", diz ele. Siqueira é uma das 100 pessoas que visitam o PAT quase todos os dias.

Tem muita gente desempregada
Edmílson Bueno, agente do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara diz que o mercado de trabalho está muito competitivo, além disso, tem muita gente desempregada. "O número de vagas ofertadas caiu bastante, o que aumenta o tempo que a pessoa passa procurando emprego", diz ele.

Há dois anos, por exemplo, o PAT recebia em média 100 vagas por dia. Atualmente, cerca de 10 vagas são ofertadas diariamente.

Bueno afirma que as vagas no PAT são atualizadas diariamente, porém, há profissões que são mais difíceis de serem preenchidas, como por exemplo analista tributário. "Algumas vagas como auxiliar administrativo são preenchidas no prazo de horas, mas outras demoram mais. Além disso, há profissões que se repetem em diversas empresas, como costureira, vendedor externo e padeiro", afirma o agente do PAT.

Da reportagem
Posto de Atendimento ao Trabalhador de Araraquara


Vagas atualizadas

Edmílson Bueno acrescenta que a saída para quem está desempregado é buscar qualificação. Muitas vezes um curso pode ajudar a incrementar o currículo.

O PAT funciona como uma agência de empregos gratuita. Todos os dias as vagas são repostas por empresas da cidade. As vagas podem ser vistas no site da Prefeitura, www.araraquara.sp.br, na área onde diz Balcão de Empregos. O PAT também atualiza suas vagas no facebook, no endereço Feira do Emprego de Araraquara.

Os candidatos que buscam uma oportunidade devem também procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que fica na Rua Ivo Antonio Magnani, 200. Mais informações no telefone (16) 3311-6326.


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.