Aguarde...

esportes

Alunos de Araraquara conquistam primeiro lugar em feira nacional de empreendedorismo

Jovens desenvolveram ideia de aplicativo para auxiliar moradores, empresários e comerciantes a fazer o descarte correto de materiais recicláveis

| ACidadeON/Araraquara

Essa reportagem tem o selo de apuração ACidadeON. Diga não às fake news! 

Com coordenação do professor Sandro, Luis e Gabrielly conquistaram o primeiro lugar na feira (Divulgação)
 

Dois alunos de Araraquara desbancaram mais de mil projetos e conquistaram a primeira colocação na Feira Nacional de Empreendedorismo na categoria Serviços. O evento, organizado anualmente pelo Cebrac, contou com mais de 3 mil participantes na cidade de Londrina/PR no dia 27 de abril. 

Luis Ricardo Ferreira Leite, de 19 anos, e Gabrielly Macs de Oliveira, 17, se formaram em Administração e desenvolveram um aplicativo que indica ao usuário qual o local mais próximo para que o descarte de materiais recicláveis. A própria empresa faria a instalação dos pontos de coleta na cidade. Assim, as pessoas poderiam ver o ponto exato e como chegar até o ponto de descarte.  

A Recicla Tech, nome dado ao projeto, ainda poderia fazer a coleta agendada desses materiais em casas, indústrias ou estabelecimentos comerciais. Muitos empresários contatados pela equipe demonstraram otimismo em tornar a empresa, que por enquanto é fictícia, em realidade. "Eles acreditam que o projeto tem potencial", comemora Luis Ricardo. "Queremos torná-la realidade".  

O jovem ainda comentou ao ACidadeON a alegria de vencer um concurso nacional. "Eu realizei um sonho. Desde o começo do meu curso eu venho participando das feiras. Por dois anos seguidos eu fiquei em segundo lugar. No terceiro ano eu cheguei confiante e deu certo. A emoção de trazer a primeira vitória para Araraquara é ainda maior", afirmou.  

O projeto vencedor teve a coordenação do professor Sandro Polizel Laurentino e recebeu R$ 2 mil como premiação.  

A Feira Nacional
As empresas, fictícias, são criadas pelos alunos de todos os cursos da rede, como se fossem companhias reais. O objetivo é que eles trabalhem na prática os conceitos aprendidos, como plano de negócios, conhecimentos de finanças e faturamento, marketing e comunicação, além de trabalho em equipe, liderança e empreendedorismo.  

Na Feira, foram premiados os três primeiros colocados em cada categoria (Serviços, Comércio e Indústria), além de uma premiação especial na categoria Produto Inovador. Dois jurados especialistas de cada área avaliaram os projetos com base nos critérios de qualidade do produto, layout, elementos de divulgação, postura empreendedora, inovação e preocupação com a sustentabilidade.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON