Aguarde...

esportes

Liga de Basquete Feminino 2020 é cancelada devido a covid-19

Entre as equipes que disputam o campeonato está o Sesi Basquete de Araraquara

| ACidadeON/Araraquara


Sesi Araraquara estava disputando a LBF (Foto: Divulgação/Sesi)
A Liga de Basquete Feminino (LBF) anunciou, na última terça-feira (23), o cancelamento da edição 2020 do torneio nacional de basquete feminino, em razão da pandemia da covid-19.

A LBF e o comitê composto por representantes das 8 equipes que participavam da disputa, vinham acompanhando e debatendo a situação do cenário nacional semanalmente, desde março, mês em que o campeonato precisou ser paralisado por medida de prevenção ao coronavírus.

Uma proposta já havia sido aprovada pelas equipes, caso acontecesse o campeonato seria realizado de portas fechadas em duas sedes, a partir de agosto, com apenas um turno e jogos únicos nos playoffs, seguindo todos os protocolos de saúde, mas depois da reunião virtual realizada com as equipes e com os médicos da Confederação Brasileira de Basketball, o comitê optou pelo cancelamento do torneio em 2020.

Para Silvinha Gustavo, do Sesi Basquete de Araraquara, a decisão não foi surpresa para ninguém. A jogadora é ala-pivô e integrante da comissão de atletas que participou das reuniões durante os três meses de paralisação do campeonato.  

"A segurança precisa estar em primeiro lugar. Enquanto atleta gostaria de estar podendo jogar, mas o momento agora é de se proteger e proteger também aqueles que amamos e que torcem por nós. Faço parte da comissão de atletas e ao longo desses três meses estivemos presentes nas reuniões para que fossem tomadas as melhores decisões, sempre informando e ouvindo as atletas - por meio das capitãs - e informando o que havia sido decidido", explica Silvinha. 

Vale lembrar que até a paralisação da competição nacional em março, o Sesi Araraquara havia feito apenas um jogo, contra a Sampaio basquete, no Maranhão, no dia 13 de março.

Na ocasião, a equipe araraquarense foi derrotada por 76 a 46. Vale ressaltar também que apesar do encerramento precoce da LBF, a assessoria de imprensa do Sesi Araraquara garantiu que a equipe não será desativada e que as jogadoras continuam se preparando fisicamente das suas casas até o retorno dos treinos presenciais.