Aguarde...

esportes

Saúde fará testes em atletas de alto rendimento de Araraquara

Ação será feita pela Uniara e testagem visa retorno seguro aos treinamentos

| ACidadeON/Araraquara



Atletas de alto rendimento de Araraquara passarão por testes do novo coronavírus visando o retorno seguro aos treinamentos. A informação foi dada pela secretária de Saúde, Eliana Honain, durante participação no ON Live News, desta quinta-feira (25).

De acordo com a responsável pelas ações de enfrentamento da doença na cidade, os atletas serão testados por meio de testes rápidos que foram recebidos do Governo Federal. Ao todo, foram nove mil testes, que estão sendo aplicados e processados pela Universidade de Araraquara (Uniara).

"Recebemos do Ministério da Saúde nove mil testes rápidos pela punção digital. Mas, temos no comitê vários infectologistas e decidimos, porque apresenta uma eficácia melhor, quando é feito através da punção venosa, só que para isso tínhamos que fazer a centrifugação e leitura do teste. Aí a Uniara nos auxiliou nessa situação e hoje faz 300 exames por dia", explica.  

Testes rápidos recebidos do Ministério da Saúde estão sendo aplicados em Araraquara (Foto: Divulgação)


Eliana Honain ressalta que os testes rápidos já foram aplicados em toda a rede de Saúde, nos profissionais que atuam na segurança pública e agora os atletas de alto rendimento. "É um pessoal que precisa continuar os seus treinamentos com todos os cuidados necessários", defende.

No início da semana, o Comitê de Contingência do Coronavírus anunciou que fará a testagem de todos os trabalhadores da Prefeitura que atuam com atendimento ao público. Inicialmente serão testados os funcionários do Paço Municipal, depois os que atendem na secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.