Em duelo de poucas emoções, o Brasil venceu a Zâmbia, por 1 a 0, na última rodada da fase de grupos do Futebol feminino, nas Olimpíadas de Tóquio. O resultado assegurou a Seleção na segunda colocação do Grupo F e garantiu vaga na próxima etapa do torneio olímpico.
Durante o jogo, a araraquarense Bia Zaneratto sofreu um choque de cabeça com a jogadora Kundananji e não pôde seguir em campo, substituída por Giovana Queiroz.
Bia Zaneratto e Kundananji se chocaram de cabeça na entrada da área do Brasil e ficaram no chão com muitas dores. As duas recebem atendimento no gramado. Após observar o atendimento, Marta avisou ao banco brasileiro que Bia não teria condições de continuar na partida.
O único gol da partida foi anotado por Andressa Alves, em uma bela cobrança de falta, aos 18 minutos do primeiro tempo.
O Brasil encerra a fase de grupos na segunda posição, atrás apenas da Holanda, com sete pontos. As holandesas somaram a mesma pontuação, mas ficam na liderança da chave devido ao saldo, 13 contra seis da Seleção Brasileira. Já a Zâmbia se despede dos Jogos de Tóquio na terceira posição do grupo, com apenas um ponto conquistado.
O duelo pelas quartas de final já está definido. O Brasil enfrenta o Canadá na próxima sexta-feira, às 5h (no horário de Brasília), no estádio de Miyagi.
O JOGO
Com uma formação praticamente reserva, mas atuando com uma jogadora a mais desde o início do jogo, a Seleção Brasileira feminina conseguiu abrir o placar logo aos 18 minutos, em boa cobrança de falta de Andressa Alves, mas não foi tão criativa como nas outras partidas.
O Brasil sofreu com o desentrosamento, além da marcação forte de Zâmbia, e teve dificuldades para criar boas chances de gol no decorrer da primeira etapa.
O panorama não mudou muito no segundo tempo, e mesmo com as mudanças feitas pela técnica Pia Sundhage, a equipe brasileira não conseguiu encontrar uma boa organização ofensiva para marcar mais gols. Com um ritmo morno até o fim, o Brasil triunfou pelo placar mínimo e se garantiu na próxima fase dos Jogos Olímpicos.