O araraquarense Gustavo Russo participa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Tênis (ITF), o BT 200, nesta nesta sexta-feira (03), no Guarujá, ao lado lado do paranaense Giovani Cariani.
O atleta se destacou no Circuito Beach Tennis 2023, e chegou a seminifinal em seu primeiro torneio do ano, em Valinhos (SP), ao lado do espanhol Gerard Querol, 18º colocado do ranking ITF. O evento contou com alguns dos melhores do mundo.
O jovem de 21 anos, que pertence ao time Juca Beach Tennis, se destaca no cenário esportivo e está confiante.
“Foi um bom início de temporada, torneio importante para retomar o ritmo de jogo e a sensação da competição para chegar firme no próximo desafio. Vamos com tudo”, comentou.
QUEM É GUSTAVO RUSSO?
Gustavo Russo tem 21 anos completados em janeiro de 2023. Natural de Araraquara, ele mora em Sorocaba, e pratica o esporte desde 2012.
Ele se profissionalizou em 2017, tem o 25º lugar como o melhor ranking, em maio de 2022, e o objetivo é chegar ao top 20. Atualmente, ele ocupa a 34ª posição no ranking mundial.
Conheceu o Beach Tennis em Santos após rodar por diversos outros esportes. Foi goleiro de futebol infanto-juvenil federado pela Federação Paulista de Futebol (FPF ), mas não deu sequência. A partir dos 12 anos passou a se dedicar ao Beach Tennis integralmente.
Em 2016 disputou o Mundial juvenil (Sub-14) na Rússia onde foi vice-campeão enfrentando na final a seleção Italiana e no ano seguinte já disputou seus primeiros torneios profissionais.
Já em 2018 disputou o Pan-Americano juvenil (Sub-16) em Aruba onde foi vice-campeão perdendo a final para a seleção Venezuelana.
Como profissional Gustavo já obteve os seguintes resultados no circuito ITF: Campeão ITF(BT10) Curitiba(PR) ; Campeão ITF(BT10) Garopaba(SC) ; Vice-campeão ITF(BT10) Porto Alegre(RS) ; Vice-campeão ITF(BT50) Porto Alegre(RS) ; Vice-campeão ITF(BT200) Campina Grande(PB).