O atleta araraquarense Felipe Bernardino, de 31 anos, está classificado para a maior competição de crossfit da América do Sul, a CrossFit Copa Sur. Trata-se de uma etapa semifinal mundial, que será realizada em sete lugares do mundo, sendo a Copa Sur destinada para os atletas e equipes sul-americanas. Desta vez, o evento acontecerá no Brasil, de 26 a 28 de maio, no Rio de Janeiro.
Atualmente, Felipe é empresário e proprietário de uma academia de crossfit em Araraquara, onde trabalha como head coaching e educador físico. Porém, antes atuou durante doze anos como mecânico de avião na Embraer. Ele conta o que o levou a mudar de carreira.
“O que me levou ao crossfit foi por ser um esporte em que a gente se desafia todos os dias. Sou atleta desde pequeno. Com três anos e meio comecei a ir no judô e só parei depois de jovem. Sempre tive esse lance de competitividade e foi isso que me motivou a começar o crossfit”, destaca.
VEJA TAMBÉM
CBF define dia e horário de estreia da Ferroviária na Série D
Gavião Peixoto realiza 5º Passeio MTB GPX no domingo
São mais de seis anos praticando a modalidade esportiva e, desde do ínicio, participa de campeonatos, tanto nacionais quanto internacionais. “Acredito que já estive em mais de 50 competições. Na região aqui de Ribeirão, já fui campeão duas vezes de forma individual. Tenho várias participações em campeonatos da Elite do Brasil, campeonatos convidados, campeonatos internacionais”, pontua Felipe, que nesta semana estará em Goiânia participando do Monstar Games.
Em relação à Copa Sur, esta é a primeira vez que o araraquarense se classifica para o torneio, considerado um dos mais importantes do mundo do crossfit. Porém, não competirá de maneira individual, mas fazendo parte de uma equipe. Ao todo, serão 140 atletas de alto rendimento (30 homens, 30 mulheres e 80 atletas de equipe) competindo na divisão CrossFit Copa Sur Elite, sendo que dois homens, duas mulheres e duas equipes (compostas por dois atletas de cada gênero) serão selecionados para o NOBULL CrossFit Games, que acontecerá em Madison, nos Estados Unidos.
“É uma emoção estar na arena [de provas] ao lado dos melhores atletas da América Latina e América do Sul. Para um atleta do crossfit é um dos principais objetivos de vida e carreira como profissional. Chegar neste nível é muito importante para mim. É um sonho que está sendo realizado. Ano que vem, o objetivo é alcançar a classificação individual”, afirma Bernardino.
O atleta está confiante para bons resultados com a equipe e ressalta o apoio que vem recebendo. “O apoio da minha família, dos meus amigos e alunos é muito importante. Eu falo para todo mundo: ‘99% de apoio de vocês e 1% de dedicação que faz com que a gente conquiste nossos sonhos’. Se não fosse a minha esposa, minha filha, meus alunos, nada disso estaria acontecendo”, acrescenta ele.
O CrossFit Copa Sur acontece de 26 a 28 de maio, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Para mais informações sobre os ingressos, acesse o site da Eventbrite. Sobre o evento, mais detalhes podem ser encontrados no site: cfcopasur.com.