Aguarde...

ACidadeON

Voltar

esportes

Peneiras nos bairros buscam talentos para o atletismo de Araraquara

Ao todo, cerca de 30 jovens devem ser selecionados para treinar com a equipe da cidade, que tem nova parceria

| ACidadeON/Araraquara

Crianças tiveram contato com diferentes fundamentos do atletismo. (Foto: Divulgação)
 

Com objetivo de buscar novos talentos, a equipe de atletismo de Araraquara realizou diferentes peneiras pelos bairros da cidade. Ao todo, cerca de 120 crianças e adolescentes passaram pelas quatro seletivas - Hortênsias, Cruzeiro do Sul, Indaiá e Maria Luiza.  

Talentos como Victor Augusto de Souza, de 15 anos, que desde o último dia 17 de outubro se dedica aos treinos que acontecem três vezes por semana. O novato compareceu a peneira depois que ouviu um recado na escola e sonha um dia ser como Usain Bolt velocista jamaicano, multicampeão olímpico, mundial e considerado o homem mais rápido do mundo.  

"É um esporte que envolve várias modalidades e também, no meu ponto de vista, eu iria me sair bem tanto pela parte da saúde, quanto de habilidade mesmo. A meta é ser parecido com o Bolt, mas é difícil, ele é um relâmpago. Meu objetivo é cada vez melhorar, quem sabe ter uma carreira ou ser algo para saúde mesmo", afirma Souza, que também pratica basquete.   

José Rogério e crianças que participaram de uma das peneiras. (Foto: Divulgação)

Além dos novos atletas, a equipe ganhou recentemente outro reforço. É que a Prefeitura assinou convênio com o grupo São Francisco para fortalecer a infraestrutura do esporte na cidade. Ao todo, o projeto batizado como "Vencendo Barreiras" vai aportar mensalmente R$ 20 mil para aquisição de materiais, lanches, uniformes, despesas de viagens e outros gastos do projeto.  

"A intenção dessa parceria é incentivar o atletismo, tanto o alto rendimento, quanto as crianças que estamos trazendo para a pista. Estamos fazendo o projeto de peneiras nos bairros com o intuito de trazer mais crianças para as escolinhas. Essa parceria prevê dar mais suporte a elas, pois a maioria das que atendemos vem de periferia", explica José Rogério Figueira, coordenador da equipe de atletismo.   

Atualmente cerca de 50 atletas fazem parte do time de atletismo, em duas modalidades: convencional e atletas com deficiência. Já a equipe de base deve chegar ao número de 30 crianças, uma vez que segundo José Rogério, ainda não é possível atender todos com a estrutura que a Prefeitura dispõe.   


"120 crianças é muita coisa, infelizmente não comporta. Vamos selecionar e trazer para a pista cerca de 20 ou 30. Agora estamos neste processo de ligar, ver quem tem interesse e os pais permitem, porque do Hortênsias para cá, por exemplo, é uma distância longa, tem que pegar ônibus, então vamos fornecer o transporte para facilitar esse processo", explica.  

Paralelo ao trabalho feito com as crianças, a equipe de atletismo da cidade se prepara para na próxima semana disputar os Jogos Abertos do Interior, que serão disputados em Marília. A delegação de Araraquara deve contar com ao menos 25 atletas que participarão das competições entre 13 e 17 de novembro - o atletismo será disputado na cidade de Bauru.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook