- Publicidade -
AraraquaraEsportesCampeão da Libertadores retorna ao comando das Guerreiras Grenás

Campeão da Libertadores retorna ao comando das Guerreiras Grenás

Leonardo Mendes foi confirmado como novo técnico da Ferroviária nesta quinta-feira (26)

- Publicidade -

Nove anos depois, o técnico araraquarense Leonardo Mendes retorna ao comando técnico das Guerreiras Grenás, time que levou ao título da Copa Libertadores Feminina em 2015. O comandante, que estava na equipe sub-17 masculina do Bahia, fechou acordo até 31 de dezembro de 2027 para substituir Jéssica de Lima e iniciar a segunda passagem pela AFE.


Aos 45 anos, Léo Mendes, como é conhecido, será o primeiro homem a comandar o time feminino da Locomotiva Grená desde 2018 – passaram pelo comando técnico Tatiele Silveira, Lindsay Camila, Roberta Batista e Jéssica de Lima até a última sexta-feira (20).

- Publicidade -

“Primeiramente, é um motivo de muito orgulho poder retornar à minha casa depois de muito tempo. Foi onde nasci, cresci e construí a minha vida. A Ferroviária faz parte do meu DNA e, quando eu recebi o convite da diretoria de poder retornar às Guerreiras Grenás, não pensei duas vezes. É o lugar que me identifiquei, escrevi uma história e agora quero escrever um novo capítulo. É um privilégio comandar um time feminino novamente, que hoje está muito mais estruturado e está sempre brigando por títulos. E esse será um dos meus objetivos comandando a Ferrinha”, disse à Guerreiras TV.

Leonardo Mendes, novo técnico das Guerreiras Grenás


Com a pausa no futebol feminino brasileiro devido à disputa da Copa América, no Equador, as Guerreiras focam na retomada do Campeonato Paulista. Em 3 de agosto, o time de Araraquara enfrentará o RB Bragantino, no retorno à Arena da Fonte. A Ferroviária também segue viva no Brasileirão e pega o São Paulo pelas quartas de final. Ainda na temporada 2025, a equipe disputará a Copa do Brasil e a Libertadores da América.

QUEM É LÉO MENDES

Com grande identificação com a Locomotiva, Leonardo André Mendes deu seus primeiros passos como jogador nos anos 1990, nas categorias de formação do clube, passando pelo campo e futsal.

Na quadra, o futsal foi fundamental para o seu aprendizado e desenvolvimento esportivo, criando um grande vínculo com a modalidade, na qual comandou por cerca de 10 anos a equipe feminina do Tradição/Fundesport, ganhando títulos em Araraquara e região.

Em 2015, Léo Mendes saiu da quadra e retornou aos gramados, aceitando o convite para comandar as Guerreiras Grenás. A estreia aconteceu no dia 4 de fevereiro, com vitória por 4 a 2 diante do Cruzeiro (RS), pelo primeiro jogo da primeira fase da Copa do Brasil.

Em uma temporada desafiadora, ele treinou a equipe na primeira conquista da Libertadores da América, disputada na Colômbia. Com campanha histórica, as Guerreiras conquistaram a competição de forma invicta, com quatro vitórias e um empate nos cinco jogos disputados, marcando 13 gols e sofrendo apenas um.

- Publicidade -

Ele permaneceu no comando da equipe feminina até maio de 2016 e depois foi para o futebol masculino da Ferroviária, comandando o time Sub-20 até o ano de 2022. Durante esse tempo, chegou a comandar interinamente a equipe profissional da Locomotiva em três jogos da Série D de 2020.

Após passagem pela Ferrinha, Léo Mendes comandou o time Sub-15 do Palmeiras, sendo bicampeão do Campeonato Paulista na categoria, em 2022 e 2023. No Bahia, seu último clube, comandou as categorias Sub-16, Sub-17 e Sub-20.

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas