A equipe de ciclismo de Araraquara quebrou recordes na competição da Copa São Paulo de Ciclismo de 2021. Campeã com 847 pontos ganhos e mais de 200 pontos à frente da 2ª colocada, a equipe Fundesport/Nacional Bikes conquistou pela primeira vez da história das equipes da competição, o título da temporada como campeã em todas as etapas da Copa São Paulo.
Também pela primeira vez um ciclista , Geraldo Cerniato Junior, da categoria máster A, foi campeão em todas as etapas.
E mais: foi a primeira vez também na Copa São Paulo que uma mesma equipe conquistou os cinco pódios de uma prova em duas etapas, em Gavião Peixoto e Dourado, na mesma temporada.
Vale destacar ainda que nas categorias elite feminina e máster A, os três atletas melhores colocados no ranking de cada categoria são da equipe de Araraquara.
Pela elite masculina, o campeão em 1º no ranking foi Rafael Cesar Generoso; o vice-campeão foi Lucas Paulo Ribeiro, e Gabriel Montagner Silva, o 3º colocado.
Na máster A, Geraldo Cerniato Junior, campeão; Marco Roberto Roza de Morais, vice; e William Câmara de Almeida, 3º.
E ainda: na categoria elite feminina, a 1ª colocada no ranking da Federação Paulista de Ciclismo em 2021 foi Lusuelen Domingues dos Santos (campeã) e a 2ª, Mariana de Freitas Camargo (vice).
O treinador e também atleta da equipe campeã da Fundesport/Nacional Bikes, João Mantovani, ressalta as conquistas, mesmo com o calendário reduzido por causa da pandemia.
Com o início das disputas da nova temporada previsto já para o final de fevereiro e o avanço na vacinação contra a Covid-19, Mantovani diz que as expectativas são positivas pela repetição dos bons resultados.
NÚMEROS FINAIS
A Copa São Paulo de Ciclismo foi disputada no ano passado por 48 equipes e, na classificação final geral, Araraquara sagrou-se campeã, com 847 pontos ganhos. Santa Barbara dOeste, a vice-campeã, somou 518 pontos, e a 3ª colocada, Franca, 306 pontos.
Em virtude da pandemia, a competição teve apenas cinco etapas – em Araraquara, Cajuru, Igarapava, Gavião Peixoto e Dourado.