Com quatro desfalques no elenco principal, a equipe do Sesi Araraquara perdeu o segundo jogo consecutivo no Campeonato Paulista de Basquete Feminino. O confronto com o Ituano, na noite da última quinta-feira (19), em Itu, terminou com uma diferença de 34 pontos.
As atuais campeãs da competição permaneceram atrás no placar desde o início da partida, fechando a primeira parcial em 22 a 13. Nos períodos seguintes, as adversárias ampliaram ainda mais a vantagem: 49 a 17, 66 a 29 e, por fim, 81 a 47.
Assim como aconteceu na partida contra o Campinas, o Sesi Araraquara não contou com quatro de suas principais jogadoras, como Aline Moura, Emanuelly de Oliveira, Gabriella Sossô e Vitória Marcelino, que estão em período de descanso após compromissos com a seleção brasileira.
“O placar realmente foi mais dilatado do que a gente esperava. A gente sabia da dificuldade que iria encontrar contra a equipe de Itu, que é forte, está reforçada. E a gente tem desfalques programados dentro do planejamento, porque as meninas quase que emendaram da LBF [Liga de Basquete Feminino] para a seleção, 40 dias fora. Então, elas precisam, mais do merecido, deste descanso, se não lá na frente, termina machucando, lesionando. E a gente tem que pensar primeiro na pessoa e depois no atleta”, disse o treinador Gustavo Estevão durante a transmissão da TV FPB.
SEM BANCO
Sem opções no banco, o técnico precisou rodar o elenco com as jogadoras da categoria de base do Sesi. “O grupo é qualificado, mostrou isso nos outros jogos. Hoje, a gente não teve um dia bom, foi um dia infeliz. Atacamos, produzimos, tivemos o mesmo volume do Ituano, no entanto, não tivemos o mesmo aproveitamento. Elas foram mais eficazes, eficientes na finalização e abriram no placar, foi muito mérito do trabalho delas“, concluiu.
Por outro lado, o Ituano optou por manter o elenco principal, incluindo Gabriela Guimarães, que também estava em compromissos com a seleção.
“O nosso elenco é muito forte. Apesar de as meninas que não estavam aqui, que com certeza fazem falta, a gente sabe disso, está feliz que logo elas vão voltar para compor o grupo, a gente também tem qualidade para fazer um jogo melhor, o que não aconteceu hoje. Então, acontece, infelizmente, é corrigir os erros e treinar para poder melhorar”, disse a armadora Débora Costa.
Com este resultado, o Sesi Araraquara soma três vitórias e duas derrotas na competição.
Na próxima rodada, a equipe vai enfrentar o Santo André, na quinta-feira (26), às 19h, jogando com o apoio da sua torcida e possivelmente com o retorno das principais jogadoras do elenco.
TEMPORADA VITORIOSA
O time de Araraquara é tricampeão paulista, com títulos conquistados em 2021, 2022 e 2023. Neste ano, o elenco fez uma temporada vitoriosa, conquistando a Copa LBF (Liga de Basquete Feminino), o bicampeonato da LBF e a Liga Sul-Americana.