Com quatro jogadoras do Sesi Araraquara em quadra, a seleção brasileira de basquete venceu as Filipinas por 77 a 74 no jogo de estreia do Qualificatório Pré-Mundial, na manhã desta segunda-feira (19), em Ruanda, na África.
A pivô Letícia Josefino foi a cestinha do Brasil com 15 pontos e cinco rebotes. A também pivô Aline Moura anotou 13 rebotes e a ala/pivô Emanuelly de Oliveira roubou duas bolas.
A seleção brasileira terminou o primeiro quarto em 20 a 19 e empatou por 20 a 20 no segundo. Já no terceiro e último período, fechou em 20 a 18 e 17 a 17, respectivamente.
“Filipinas fez um grande jogo, quero parabeniza-los, nos fizeram sofrer bastante. Mas o que importava hoje era a vitória e conseguimos cumprir nosso objetivo. Primeiro jogo, nervosismo, mas saímos na frente”, comentou a técnica Bruna Rodrigues.
Do Sesi Araraquara, também integram a delegação a diretora Roseli Gustavo, o preparador físico Fabio Miquilini e a psicóloga Manoella Fiochi.
PRÉ-MUNDIAL
O novo torneio da FIBA (Federação Internacional de Basquete) terá 16 seleções disputando um posto no qualificatório para o torneio que ocorre na Alemanha, no segundo semestre de 2026.
O Brasil volta à quadra nesta terça-feira (20) contra o Senegal e na quinta-feira (22) contra a Hungria, sempre às 9h. Os jogos são transmitidos pela internet. (Clique aqui para acompanhar)
Nas semifinais, a seleção brasileira cruza com o grupo que tem Ruanda, Argentina, Líbano e Reino Unido. Apenas o campeão da competição se classifica.
Na sequência do qualificatório, a seleção brasileira irá disputar o Sul-Americano em Santiago, no Chile, entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro. Além do Brasil, o torneio vai reunir Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Chile.