Cerca de 400 crianças do projeto Sonhando Alto, desenvolvido pela Associação de Basquete de Araraquara (ABA), terão uma manhã diferente neste sábado (1). Eles irão participar de um festival, a partir das 8 horas, no Gigantão, onde irão apresentar tudo que vem sendo trabalhado ao longo do ano.
“Em Araraquara temos cinco polos de treinamento e neste sábado os alunos desses polos vão se reunir e fazer uma grande festa, com jogos e lanche gratuitos”, explica o gestor técnico do projeto, José Henrique Mazon.
Como funciona
O Projeto Sonhando Alto atende aproximadamente 450 alunos e é desenvolvido através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte com cunho social-esportivo, que utiliza o basquetebol como ferramenta de inclusão social.
“As empresas podem destinar uma porcentagem do ICMS, que é um imposto que teriam que pagar para o governo, e enviar para projeto. O Sonhando Alto é voltado para crianças e jovens de 7 a 16 anos, além de contar com alunos especiais”, explica o gestor.
A única exigência do projeto é que os jovens estejam matriculados na escola, seja pública ou particular, já que existe acompanhamento da frequência escolar.
Diferença pra vida
Para o professor Guilherme William Camargo, que participa desde o início do Sonhando Alto, o projeto vem fazendo a diferença na vida de muitos participantes. “Tem o exemplo de um aluno que começou no projeto e hoje joga no time de Franca, o polo maior do basquete no Brasil. Eu me sinto muito orgulhoso por estar participando de várias vidas aqui e mostrando um caminho diferente”, destaca.
A aluna Jussara Pereira Alves, de 11 anos, está há seis meses no projeto e sonha em evoluir no basquete e na vida. “Eu fiz muita amizade nova, conheci gente nova. Conforme vou treinando, vou evoluindo cada vez mais. Isso não é só com o basquete, mas se der certo no basquete, ficarei muito feliz”, afirma.
Quem tiver interesse em participar ou apoiar o projeto basta procurar o escritório da Associação de Basquete de Araraquara (ABA), que fica no Gigantão, junto à secretaria de Esportes ou nos polos de treinamentos. O telefone de contato é (16) 3472-5505.