Melhor defesa e segunda melhor campanha da LBF (Liga de Basquete Feminino). O Sesi encerrou a fase classificatória da competição com 75 de aproveitamento — foram 15 vitórias em 20 jogos disputados.
Com 35 pontos, o time de Araraquara ficou em segundo lugar na tabela de classificação, atrás apenas do Sampaio. Na primeira fase, a equipe sofreu apenas 1.134 pontos — o menor número entre as 11 equipes participantes.
- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe do nosso Canal no Whatsapp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Para o técnico Fábio Appolinário, o balanço final foi extremamente positivo, principalmente diante dos desafios do calendário apertado do segundo turno e do pouco tempo de recuperação. “Tivemos o privilégio de ter a melhor defesa do campeonato até o momento. Estamos satisfeitos com o resultado“, afirmou.
O treinador também destacou o poder de reação da equipe, como o que ocorreu no último confronto com o Sampaio. Apesar da derrota por 70 a 74, o Sesi conseguiu reduzir a desvantagem construída ao longo da partida.
“O jogo contra o Sampaio Corrêa foi emblemático nesse sentido. Estávamos perdendo por 20 pontos, uma desvantagem que parecia quase intransponível, mas a equipe não desistiu. Lutamos até o fim e, incrivelmente, chegamos a ter a chance de virar o jogo no final“, lembrou.
Para ele, isso mostra a resiliência e a determinação das jogadoras. “Esse espírito de luta é fundamental para o sucesso da equipe e reflete o comprometimento e a garra de cada atleta”, afirmou.
No turno da primeira fase, a pivô Aline Moura desfalcou a equipe após breve passagem pelo basquete europeu. A jogadora retornou ao elenco na quarta rodada do returno, e sua chegada foi considerada “fundamental”. “Ela trouxe experiência e liderança, contribuindo significativamente para a equipe. Sua presença foi crucial para o sucesso nesse período”, declarou.
O destaque da primeira fase foi a ala/pivô Vitória Marcelino, com 266 pontos e 372 de eficiência. Na sequência, aparece Evelyn Larissa, que foi contratada nesta temporada.

DESAFIOS E PLAYOFFS
Para o treinador, melhorar especialmente a defesa e o aproveitamento de lances livres faz parte do processo de evolução na busca por resultados ainda melhores nos playoffs. “Vamos trabalhar para melhorar essa estatística nos playoffs, pois sabemos que pode ser um fator decisivo nos jogos mais importantes”, afirmou.
Com o fim do segundo turno da primeira fase da competição, o time terá um período de 25 dias de preparação para os playoffs. A Suçuarana volta às quadras no dia 11 de julho, diante do Mesquita.
Para o treinador, esse período sem jogos será uma oportunidade para descanso e ajustes técnicos e físicos das atletas, com exceção de Aline Moura, Emanuely de Oliveira, Gabriella Sossô e Vitória Marcelino, que foram convocadas pela Seleção Brasileira.
“Além disso, é um momento para reavaliar estratégias e preparar a equipe para os desafios dos playoffs”, afirmou.
Esta fase da competição será no modelo melhor de três. Na próxima rodada, no dia 17, o Sesi jogará em Araraquara. Em caso de empate, o terceiro e último confronto será no dia 19, novamente em casa.
“Playoff é um novo campeonato. Esperamos um confronto intenso e equilibrado contra o Sodiê Mesquita. Sabemos que jogar fora de casa, no Rio de Janeiro, será um desafio adicional. Vamos precisar estar preparados física e mentalmente para enfrentar uma equipe que certamente estará motivada e focada em avançar. Nossa estratégia será manter a concentração, executar nosso jogo e buscar resultados positivos para ter vantagem nos jogos seguintes”, concluiu.

