Aguarde...

esportes

Ferrinha faz jogo treino de olho na estreia da Série D do Brasileiro

Jogo treino acontece neste sábado (12), contra o time do Grêmio Novorizontino

| ACidadeON/Araraquara

Ferroviária realiza último jogo treino antes de encarar o Nacional pela Série D do Brasileirão (Foto: Divulgação)
De olho na estreia do Brasileirão série D, o técnico da Ferroviária, Dado Cavalcanti, realiza seu último jogo treino neste sábado (12), contra o time do Grêmio Novorizontino.  

De acordo com o técnico, o time deve jogar novamente no esquema 3-5-2 mas com algumas mudanças em sua construção. "No último jogo Dener ficou na construção da linha de três, com dois médios sendo Dudu e Tony, com Felipe Matheus com pouco mais liberdade de chegar a frente. Tivemos um pouquinho de dificuldade no entendimento dessa formação, não o sistema, mas o encaixe e a interligação entre esses atletas. Farei um novo teste amanhã, mas com Bruno Mezenga e Thiago Marques como homens de ataque e vou repetir a presença do Dudu, Tony e Felipe Matheus no meio do campo, além de mais um volante. Terá uma pequena mudança no desenho, dessa vez sem Dener, que está fora devido a uma lesão", explica Dado.  

O técnico ressalta ainda que os jogos treinos irão ajudá-lo a definir de dois a três esquemas que serão usados ao longo do campeonato para partidas que o time tenha a necessidade de segurar o resulta ou que precisa ganhar.  

ESTREIA
Para Dado, os jogos treinos tem o objetivo de testar formações e todas as possibilidades para se preparar para a série D do Campeonato Brasileiro.  

"Óbvio que quando se usa como estratégia os jogos treinos, você perde um pouco de referência para início de competição, mas eu prefiro fazer esses jogos treinos e testar do que experimentar durante a competição. Eu não tive essa oportunidade antes, na preparação para o paulista e tive muita dificuldade para fazer a preparação para a Copa do Brasil. Então, tô colocando todo mundo pra jogar, os meninos do sub-20, os novos contratados, acabamos tendo algumas intercorrências clinicas com alguns atletas que ficaram impossibilitados de participar de alguns jogos amistosos, então, estamos tentando achar a solução em casa. Acredito e confio muito no trabalho e nos resultados que a Ferroviária trará", afirma.  

Segundo Dado o time da estreia será definido na próxima semana, após a realização do último jogo treino, e realizando as últimas experiências.  

ADVERSÁRIO

O primeiro adversário da Ferrinha é o Nacional - da cidade de Rolândia, no Paraná - que está em processo de preparação para disputar a segunda divisão do paranaense e paralelamente a série D do Brasileirão.  

De acordo com Dado, o time manteve a base do ano passado, que conquistou a Copa da Confederação Paranaense. O grupo é formado por jovens jogadores. "É um time de muita velocidade ofensiva, um ataque alto, porém muito veloz. É um time que se posiciona muito bem em campo e tem algumas particularidades, de jogadas ensaiadas. As bolas paradas sempre têm um ingrediente a mais que vai nos trazer um pouco mais de paciência para destrinchar um pouco mais tudo que vem acontecendo com esse adversário, que eu consiga mapear bem possíveis surpresas no jogo e que não seja surpreendido", ressalta o técnico.  

O técnico explica ainda que a série D traz uma dificuldade a mais na hora de estudar os adversários, pois segundo ele, no Paulistão os jogos são transmitidos e você pode analisar os adversários a qualquer momento, diferente do que acontece na quarta divisão do Brasileiro. 

"Temos analistas de desempenho, responsáveis por buscar essas informações, mas lógico eu não espero nada de bandeja, tenho alguns colegas e amigos espalhados pelo Brasil, buscando informações. As informações são escassas e está nos trazendo um pouco mais de desafio. Alguns adversários são mais fáceis, que possuem redes sociais efetivas, que conseguimos algumas informações mais próximas, mas existem alguns mais difíceis", finaliza.  

A Ferrinha estreia no Brasileirão no próximo sábado (19), às 15h30, contra o Nacional, fora de casa.

Mais do ACidade ON