O piloto de kart de Araraquara Lucas Bertanha Rodrigues estreou na XVI Copa São Paulo Light de Kart 2023 no último sábado (4), no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Competindo na categoria Mirim PMK, o esportista conquistou a quinta e a quarta colocações na primeira e segunda baterias, respectivamente, e já está em terceiro lugar na classificação geral do campeonato. Ele é apoiado pela Universidade de Araraquara (Uniara).
“O Lucas teve o resultado mais expressivo da carreira, com um desempenho formidável. É o campeonato mais difícil do Brasil, no qual estão os melhores pilotos do país. Praticamente todos eles já haviam treinado em interlagos, e o Lucas nunca tinha ido. Ele chegou direto para os treinos oficiais e foi sempre consistente”, destacou o pai do piloto, Marcos Marques Rodrigues.
VEJA TAMBÉM
Confira a tabela da Ferroviária no Brasileirão Feminino 2023
Handebol feminino de Araraquara se prepara para a temporada 2023
Ele relatou que, na primeira bateria, Lucas largou em sexto, perdeu uma posição, mas nas duas primeiras curvas conquistou duas posições e terminou em quinto lugar, “em uma corrida bem travada”. “Na segunda bateria, como inverteu o grid, ele largou na pole e terminou em quarto lugar. Na largada, havia um ‘enrosco’ do qual ele foi desviar e acabou perdendo as posições, mas se manteve em quarto e fez uma corrida firme e segura”, explicou.
O pai do piloto afirmou que o resultado não “foi sorte”, mas mérito dele e sua equipe, visto que conseguiram se recuperar durante as disputas. “Ele conseguiu andar com as melhores crianças do Brasil, ou seja, está entre os melhores do país, e foi o melhor estreante do campeonato. Isso não se vê todo dia: um piloto chegar sem conhecer uma pista tecnicamente difícil e conseguir esse resultado maravilhoso. Para se ter uma ideia, o primeiro e segundo colocados são o campeão e o vice-campeão brasileiro de kart de 2022”, ressaltou Marcos.
Ele detalhou que a Copa São Paulo Light de Kart “é um campeonato com motores sorteados, sendo que há regulamento específico de pneu, combustível, coroa, transmissão – tudo isso é igual para todos, ou seja, o mérito é basicamente do piloto e do conjunto da equipe”.
A segunda etapa do campeonato será realizada no dia 4 de março, novamente em Interlagos. Antes, Lucas irá competir na primeira etapa de 2023 da Copa F-Racers – na qual terminou na terceira colocação em 2022 – no dia 25 de fevereiro, no Kartódromo San Marino, em Paulínia.
LEIA TAMBÉM
Governo reforça presença da Força Nacional e da PF em Roraima