Nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, terá início a edição 2022 da Liga de Basquete Feminino (LBF), competição que reúne as maiores potências da modalidade no Brasil.
Atual campeão paulista, o Sesi Araraquara vai à quadra neste primeiro dia de disputas e enfrentará o Ituano, atual campeão brasileiro, em confronto agendado para as 19h no Ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu.
Para essa temporada, o time araraquarense contratou o treinador que foi eleito o melhor técnico da última edição da LBF, João Camargo, que trabalhou por mais de 30 anos no Blumenau, time que ajudou a levar até a final da LBF em 2021.
A equipe araraquarense também vem animada pela conquista do título do Campeonato Paulista, onde levantou a taça sob o comando do técnico Fábio Appolinário, que hoje treina o time masculino do AZ Basquete Araraquara.
O Sesi renovou o contrato da ala/armadora Beatriz Aneas, eleita Atleta Destaque do Campeonato Paulista 2021, da pivô Aline Moura, que coleciona passagens pela Seleção Brasileira, da ala Gabriella Sossô, que foi cestinha do Paulista 2021, e outros destaques da equipe campeã paulista como a ala/pivô Juliana Souza, a ala/armadora Erika Leite e a ala/armadora Bianca Soares, que representou o Brasil na Copa do Mundo Sub-19 realizada na Hungria em 2021. As jovens Raquel Marques, Diully Silva e Bruna Freitas também integram o grupo.
A equipe também anunciou novidades no elenco, como a armadora Maila Ciciardi, de 29 anos, que passou por times de Barretos, São José dos Campos, Piracicaba, Rio Claro, Itu e Campinas e tem também seis edições da LBF em seu currículo.
A ala/pivô Izabela Andrade retorna a Araraquara após defender o Ituano na última temporada. Quem também está de volta é a ala Mariane de Carvalho, a Nany, que foi eleita a Atleta Revelação da LBF 2021.
Ela retorna após um semestre jogando fora do Brasil pelo BC Horizont Minsk (Bielorrússia) e depois de defender a Seleção Brasileira no Pré-Mundial de Belgrado em fevereiro deste ano.
A LBF 2022 terá o número recorde de dez equipes participantes, registrado também nas temporadas 2014/2015 e 2019. No dia 1º de fevereiro, os clubes aprovaram o regulamento da competição e demais normas da temporada, como o protocolo de Covid-19 atualizado.
A grande novidade é a volta do público aos ginásios, mediante apresentação do esquema vacinal completo ou teste RT/PCR negativo realizado em até 48 horas, além do cumprimento das normas sanitárias, como uso de máscaras e distanciamento social. A capacidade de lotação autorizada para cada partida acompanhará os decretos municipal/estadual vigentes na data da realização da partida.
JOGOS DO SESI ARARAQUARA NO 1º TURNO
8 de março – 19h
Ituano-SP x Sesi Araraquara
20 de março – 14h
Sesi Araraquara x Vera Cruz Campinas-SP
24 de março, 19h30
BFB/Blumenau-SC x Sesi Araraquara
26 de março, 16h
Sodiê Doces/Mesquita/LSB-RJ x Sesi Araraquara
2 de abril, 16h
Sesi Araraquara x Pró-Esporte Sorocaba-SP
9 de abril, 18h
Bax Catanduva-SP x Sesi Araraquara
22 de abril, 19h30
Sesi Araraquara x Sampaio Basquete-MA
26 de abril, 19h30
Sesi Araraquara x Sport/Glória do Goitá-PE
30 de abril, 16h
AD Santo André-SP x Sesi Araraquara