João Camargo, técnico do Sesi Araraquara, demonstrou otimismo com a participação da seleção brasileira de basquete feminino na AmeriCup 2023. As brasileiras estreiam no dia 1º de julho contra as cubanas, na Arena Domo de la Feria, em Leon, no México.
Na última quarta-feira (31), as atletas do Sesi Débora Costa, Gabriella Sossô, Vitória Marcelino e Aline Moura foram anunciadas pelo técnico José Neto, mas a convocação final só será divulgada nas próximas semanas.
“As meninas têm assimilado, incorporado, aceitado este desafio, a cada dia se esmeram muito. Elas são profissionais, extremamente comprometidas. O resultado que estamos tendo, no campeonato do ano passado e neste ano, é fruto do trabalho, aplicação e do desempenho delas”, disse.
VEJA TAMBÉM
Seleção Brasileira de Basquete realizará preparação em Araraquara
Quatro atletas do Sesi Araraquara são convocadas para a seleção
O Brasil se apresenta no dia 13 de junho com 19 atletas e apenas 12 viajam no dia 28 de junho para a disputa da competição. Neste período, a seleção brasileira irá se preparar para a competição em Araraquara.
João Camargo também destacou a estrutura oferecida na cidade e que a permitiu se tornar cede dos treinamentos da competição. “Araraquara hoje fornece a melhor estrutura do basquete feminino do Brasil. Disparado, é o melhor local para ter o treinamento adequado, de parte regenerativa, de academia, fisioterapia, psicologia. Todo suporte que é integrado para viabilizar que elas tenham sucesso aqui o Sesi Araraquara proporciona”, afirmou.
Depois de enfrentar Cuba, as brasileiras encaram a Venezuela, Argentina e Estados Unidos. O AmericaCup garante duas vagas diretas para o Pré-Olímpico Mundial e outras quatro vagas para o Pré-Olímpico das Américas.
Para o técnico do Sesi, esta é a competição mais forte de toda América Latina. “Em duas AmericaCup nós ficamos em terceiro e a nossa meta agora é melhorar esta classificação. O nosso tempo de treinamento é relativamente curto, mas pela janela da FIBA [Federação Internacional de Basquete] a maioria das competições tem entre 10 e 12 dias para treinamento. Nossa expectativa para esta equipe, para estas meninas, é de fazer o nosso melhor e buscarmos a classificação ou chegarmos à final para já carimbar o passaporte para o pré-olímpico no ano que vem”, disse.
O Brasil, juntamente com Argentina, Colômbia e Venezuela, se classificou pelo Campeonato Sul-Americano Feminino. Na ocasião, a seleção brasileira conquistou o título da competição.
Pelo formato de disputa, as equipes jogam dentro dos seus grupos. As quatro melhores avançam para as quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), seguido de semifinais e da grande decisão.
A primeira fase termina no dia 5. As equipes terão folga no dia 6 de julho e as quartas de final começam já no dia 7, com semifinais no dia 8 e decisão no dia 9 de julho.