Uma das corridas mais tradicionais do interior, o Troféu Anésio Argenton reuniu 187 ciclistas, na manhã do último domingo (20), em Araraquara. O evento fez parte da programação do aniversário de 206 anos da Morada do Sol.
Além de homenagear um dos maiores atletas do século XX, a corrida também foi válida pela 8ª etapa da Copa São Paulo de Ciclismo e para o Ranking Paulista de Estrada 2023.
“É uma das provas ciclísticas mais tradicionais do interior do estado de São Paulo e do país. Então, temos equipes e ciclistas vindos de Minas Gerais, Paraná, várias regiões do estado de São Paulo, prestigindo o nosso evento em homenagem ao maior ciclista para provas de velódromo do país”, disse o organizador do Tróféu, Alessandro Giannini, em entrevista à EPTV.
VEJA TAMBÉM
De farmácia a chope: empresas de Araraquara se tornam referência de mercado
Do campo à cidade: conheça a rotina de quem madruga para montar a Feira do Produtor
A prova acontece desde o final dos anos 1950. Desta vez, os ciclistas percorreram diversas vezes um trajeto de 3,6 mil metros da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, entre o Posto Pirâmides e o Terminal Central de Integração.
Somente na categoria Elite, foram 63 quilômetros percorridos em mais de 1h21.
Dos participantes, 176 eram do estado de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de 11 ciclistas iniciantes de Araraquara.
Dentre as participantes estava a ciclista Joyce Rocha, que lidera o ranking paulista. “Expectativa é que seja um sucesso e a gente está na luta para dar o melhor”, disse minutos antes da prova.
Wellington Cyrino disputa há pelo menos um ano e estava otimista com a prova. “Vamos tentar ganhar, fazer o nosso melhor, entregar todo o trabalho e dar o máximo”, afirmou.
CONFIRA A LISTA DOS VENCEDORES
- Elite – Rafael Cesar Generoso (Fundesport/Sodbike/Araraquara)
- Open Feminino – Yara Miranda de Oliveira (Sec. Esportes/ Assis)
- Infanto/Juvenil (Até 12 anos) – Tales de Oliveira Santos (Team FR Sport/Lá Maglia/Xororó Bike Center/São José do Rio Preto);
- Juvenil (13 a 15 anos) – Ivan Carlos de Souza Filho (Ilha Bike Center/Ilha Solteira);
- Junior (16 a 18 anos) – Leonardo Ribeiro de Jesus Fernandes (Fundesport/Sodbike/Araraquara);
- Master A (30 a 39 anos) – Geraldo Cerniato Junior (Fundesport/Sodbike/Araraquara);
- Master B (40 a 49 anos) – Luciano Aparecido Ferreira da Rocha (SEME/ SF Racing/Sta. Bárbara D’oeste);
- Master C (50 a 59 anos) João Batista Mantovani (Fundesport/Sodbike/Araraquara);
- Master D (60 anos em diante) – Dalmo Luiz Gabriel (SEL/Cordeirópolis);
- Open Mountain Bike – Vitor Lima (SME/ Botucatu)
- Sub-30 (19 a 29 anos) – Ítalo Martonio Figueiredo (SMEC/ASC/Sportix/DNA Consult/São Carlos).
O HOMENAGEADO
Anésio Argenton nasceu em Boa Esperança do Sul em 1931, mas cresceu e viveu em Araraquara, inclusive, representando a Morada do Sol em diversas competições.
Ele detém o melhor resultado do ciclismo brasileiro em Olimpíadas (Roma, 1960) e a única medalha de Ouro em Jogos Pan-Americanos do Brasil (Chicago, 1959). Com inúmeras outras conquistas, ele está entre os 100 maiores atletas do século XX, conforme matéria da Revista “Isto É”, em 1996, ano das Olimpíadas de Atlanta-EUA.
O ciclista morreu em outubro de 2011, aos 80 anos, após oito anos lutando contra um câncer no intestino.
LEIA MAIS