O boxeador brasileiro Wanderson Oliveira perdeu para o cubano Andy Cruz, nesta terça-feira (3), por decisão do árbitro (4 a 1), nas quartas de final nas Olimpíadas de Tóquio. A luta foi válida pela categoria leve, até 63kg, e deu ao vencedor um lugar nas semifinais e uma medalha no Boxe olímpico. Não há disputa de terceiro lugar na modalidade, portanto, quem perder na semifinal já garante o bronze.
Apesar da eliminação de Wanderson, a Seleção Brasileira de boxe tem garantido que, na atual edição, igualará seu melhor desempenho em Olimpíadas. São três medalhas, de Hebert Conceição, Abner Teixeira e Beatriz Ferreira, assim como nos Jogos de Londres, em 2012, com Adriana Araújo, Esquiva Falcão e Yamaguchi Falcão.
Logo no começo do primeiro round, Wanderson sofreu golpe de direita do cubano, mas nos segundos finais reagiu e aplicou uma série de golpes. No segundo round, a luta ficou aberta, mas o cubano foi mais eficiente. Wanderson foi para o tudo ou nada contra o cubano, que soube se esquivar.
Em desvantagem no combate, Wanderson foi para cima no round final. Porém, o cubano parecia determinado a vencer de forma convincente, e deu show de esquiva na reta final. Quatro juízes apontaram vitória de Andy Cruz, e um deu o triunfo de Wanderson.