Matão se prepara para 75ª Festa de Corpus Christi. Tradição na cidade, o evento acontece nos dias 7 e 8 de junho e marca a celebração do sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, misturando atividades religiosas e culturais. O Corpus Christi teve origem no ano de 1264 e ocorre 60 dias depois da Páscoa.
De acordo com a Prefeitura de Matão, a expectativa é atrair, aproximadamente, 60 mil pessoas durante os dois dias de festa. Uma das grandes atrações, além das missas, são os tradicionais tapetes artísticos coloridos, feitos com dolomita, um pó de calcário, que enfeitam o caminho da procissão que encerra as atividades religiosas.
A ideia dos tapetes surgiu em Portugal, ainda na época da colonização, e foi trazida para o Brasil posteriormente. Em Matão, a tradição começou em 1948, quando famílias que moravam ao redor da paróquia da cidade decidiram junto ao padre enfeitar a passagem da procissão.
VEJA TAMBÉM
Tarifa de ônibus em Araraquara é a mais cara entre municípios de mesmo porte no Estado
Mulher é agredida até cair no chão, durante assalto em Araraquara
Vários materiais já foram usados para confeccionar os desenhos. Bagaço de cana, palha de arroz, sal, açúcar, casca de ovo foram alguns dos itens. Por muito tempo, o vidro moído foi o mais utilizado, sendo substituído a partir de 2007 pela dolomita.
A programação da 75ª Festa de Corpus Christi será divulgada nesta sexta-feira (19).