O prédio do antigo Matadouro Municipal, no bairro Santa Angelina, em Araraquara, deve ser transformado em espaço cultural. A obra de revitalização foi eleita como prioridade em votação do OP (Orçamento Participativo), na última segunda-feira (5).
A proposta foi idealizada pelo GEART (Grupo de Estudos em Arte) que, desde 2015, reúne artistas e interessados em arte e cultura da cidade, e recebeu o apoio de 184 das 286 pessoas que participaram da votação.
VEJA TAMBÉM
50 mil visitantes, 70 toneladas de material e 500 voluntários: a tradição do Corpus Christi de Matão
Café é estrela em festival gastronômico de Araraquara; combinações custam R$ 29,90
O objetivo é a implementação de projetos e oficinas culturais, especialmente para crianças e adolescentes. “Entre os benefícios está a democratização e acesso à cultura pra todos os cidadãos, além da articulação entre os conceitos de patrimônio histórico, memória e cidadania, práticas e pesquisas de diferentes áreas culturais e coletivas artísticas”, disse a artista plástica e membro do GEART, Euzânia Andrade.
Localizado às margens do Ribeirão das Cruzes, o antigo Matadouro foi construído em 1884 e é tombado pelo COMPPHARA (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de Araraquara).
A partir da aprovação, a revitalização do prédio deve entrar no orçamento da prefeitura do ano que vem. “Fazer um museu, centro histórico, um espaço cultural. Agora, evidente, como sempre acontece, a prefeitura vai trabalhar em cima desta proposta. Vamos por no orçamento do ano que vem para que esta proposta comece a ser desenvolvida”, disse o prefeito Edinho Silva (PT).
O projeto inicial prevê a criação de estações de trabalho para o desenvolvimento de diversas linguagens artísticas, espaços para exposições e locais para apresentações de teatro e dança, artes circenses, entre outras, além de abrigar uma biblioteca temática e promover bate-papos, oficinas e palestras.
LEIA MAIS