O Parque do Botânico terá novidade a partir deste final de semana: o projeto “As ruas de nomes no ar!” chega ao local para a instalação de placas com poesias e haicais de diversos autores de Araraquara, sob o comando de Rodrigo Vulcano e com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
O projeto começou a ganhar forma em 2019, quando Vulcano ministrou a oficina “Haicais, microcontos e Textitxs: mil e uma ideias em até 140 caracteres” em Portugal.
Em bate-papo com o artista Lauro Monteiro, Vulcano soube que, em Araraquara, nos anos 70, foi realizado o projeto “Poema Painel”. “Foi um trabalho em que artistas da cidade fizeram obras inspiradas em pontos históricos: poemas, pinturas, fotografias”.
Inspirado nessa história, Vulcano desenvolveu o projeto “A rua de nomes no ar”. “O título faz referência ao livro de mesmo nome do escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão”, conta.
“O que me interessa é a gente. É a emoção. Tento compreender os pequenos fatos, gestos, significados, frases, na busca maior do enigma da vida”, destaca trecho da obra de Loyola.
O projeto levará 120 placas no formato das utilizadas para nomes de ruas, no tamanho 35 x 20 cm, feitas em PVC com os textos, o nome do projeto e do autor. Elas serão fixadas nas grades do entorno do parque.
Os textos das placas foram produzidos por autores de Araraquara, sendo: 15 de autores da cidade convidados pelo projeto, 15 do próprio Rodrigo Vulcano e outras 95 produzidas em 6 oficinas literárias ministradas por Vulcano para alunos da rede municipal, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação. Participaram alunos do ensino fundamental, EJA e NEJA e, assim, os textos criados nas oficinas fazem parte da exposição.
O projeto “A rua de nomes no ar” pode ser conferido a partir de sábado, 20 de novembro, no Parque do Botânico, localizado na Rua Dr. Gennaro Granata, s/nº, no Jardim Botânico. O horário de funcionamento é: aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 20 horas; enquanto durante a semana, de segunda à sexta-feira, é das 7 às 22 horas.