
Um casal de escritores de Araraquara lança neste domingo (18) a obra infanto-juvenil “Meu pai também usa touca de cetim?”.
O lançamento da obra de Cíntia Almeida da Silva Santos e Marcel Santos ocorre às 10h na Chácara Sapucaia, na programação do evento “Olhares Acrobáticos” dos Domingos Literários, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp.
A Chácara fica na Rua dos Libaneses, 1111, Jardim Ártico. Antes, às 9h30, o evento promove a oficina “Solte o Verbo”, com a professora e arquiteta, Lilian Penteado.
Sobre a obra

O livro é uma continuação da obra “Minha mãe usa touca de cetim”, publicada em 2021 pela escritora Cintia Santos. Nela, a autora aborda o processo de transição capilar e aceitação dos cabelos crespos.
Em “Meu pai também usa touca de cetim?”, escrita em parceria com Marcel Santos, marido de Cíntia, o enredo conta com a participação das figuras paternas, que também contribuem para a luta antirracista. O livro traz uma reflexão para a desconstrução de estereótipos machistas de objetos destinados a meninas e a meninos, como a touca de cetim.
Cintia se inspirou no filho para escrever as produções.
“Tenho um filho de 4 anos, muito das produções que faço se originam das vivências”, contou a autora que faz parte da Academia Araraquarense de Letras.
A continuação foi uma ideia do marido de Cintia, o escritor Marcel Santos. “Ele me entregou um texto pronto, diante da boa repercussão que teve a primeira obra, ele tentou dar continuidade, não achei correto publicar algo que não era meu, assim, contribui com o texto e publicamos em parceria”, disse. O casal levou 4 meses entre finalização de texto e o processo de publicação.