- Publicidade -
Lazer e culturaColetivo Travada abre inscrições para 3ª Edição da Encruzilhada Futurista

Coletivo Travada abre inscrições para 3ª Edição da Encruzilhada Futurista

Evento é realizado por artistas trans de Araraquara e traz edital de moda, cultura ballroom e performances

- Publicidade -
Moda: Coletivo Travada abre inscrições para 3ª Edição da Encruzilhada Futurista
 (Foto: Maiara Di Franco)
Moda: Coletivo Travada abre inscrições para 3ª Edição da Encruzilhada Futurista (Foto: Maiara Di Franco)

 

Moda, cultura ballroom, funk, hip hop e performances estão na agenda múltipla da 3ª Encruzilhada Futurista, evento realizado pelo coletivo Travada de Araraquara. 

- Publicidade -

O projeto idealizado por artistas trans da cidade está com inscrições abertas, e conta com o apoio do edital Programa de Ação Cultural (PROAC) de São Paulo. As atividades são gratuitas.

Com o tema “Estéticas Periféricas”, a terceira edição será dividida em quatro etapas: Residência; Desfile; Exposição de artes visuais em espaço público e Exibição itinerante de documentário sobre a Encruzilhada. 

“Em 2023 nós estamos lançando a terceira edição da Encruzilhada Futurista. Um projeto que já fincou raízes nessa cidade e que estamos plantando sementes aqui, ao redor e no mundo. Em Araraquara ainda não tem um edital específico sobre moda e nós estamos adentrando as fissuras estruturais desse CIStema para encruzilhada nosso fazer artístico, transformando roupas em vidas”, disse Vita Pereira, diretora geral do projeto.

LEIA TAMBÉM

Após turnê de sucesso, cantor Jão anuncia pausa na carreira

“Noitão esportivo” reúne atletas renomados em Araraquara
 

- Publicidade -

 

SOBRE O PROJETO
O projeto pretende realizar residências artísticas e de moda em diferentes espaços culturais das periferias de Araraquara. 

Aberto ao público, a Encruzilhada propõe rodas de conversa, discussões e oficinas de construção de roupas a partir do reuso de tecidos, roupas e materiais não-convencionais.

Como resultado das residências, os participantes irão produzir um desfile performático, além de proporcionar o cruzamento de artistas independentes e jovens periféricos da cidade.

O resultado final de todo o processo desde os encontros, produção e desfile será transformado em uma exposição de artes visuais em espaço público aberto oferecido pela Secretaria de Cultura de Araraquara.

A exposição visual na terceira etapa contará com instalações artísticas, fotografias e projeções visuais realizadas em espaços públicos abertos disponibilizados pela Secretaria de Cultura de Araraquara (Quilombo Rosa, Casa de Cultura, Centro de Artes e Ofícios, Horta Comunitária da Zona Norte, Assentamento Bela Vista, Assessoria de Políticas Públicas LGBTQIAP+).

HISTÓRIA
A primeira edição foi realizada em 2019, e segunda edição no primeiro semestre de 2022, ambas por artistas e educadores racializados, trans do município.

HOMENAGENS
Além de proporcionar múltiplas referências, a Encruzilhada Futurista traz como parte do tema e inspiração a vida e memória de Carolina Maria de Jesus, autora de  “Quarto de Despejo”. 

A proposta é convidar os participantes a pensar nos espaços – físicos e sociais –  enquanto pessoas não-brancas e fora dos padrões da hetero-cisnormatividade. 

O evento também homenageará Madame Satã, figura histórica marcada por sua coragem e que inspira a criar narrativas a partir das experiências de raça, gênero e sexualidade a partir da recusa à adequação. 

A coordenadora da Travada e facilitadora pedagógica do projeto, Sol Negro, refletiu sobre o percurso formativo e democratização dos acessos e fazer artístico. 

“O projeto trás nessa terceira edição um percurso formativo que para além de encruzilhar  os saberes, as ideias e muitas ramificações artísticas se dispõe a realizar se em diversas regiões da cidade, numa forma de repensar a democratização da arte, dos acessos e do fazer artístico. Vamos homenagear Maria Carolina de Jesus e Madame Satã, dois grandes nomes da história brasileira, caminhando um pouco com a malandragem, iremos adentrar nessa encruzilhadas e atravessar o velho CIStema produzindo novos e vários ekês, projetando novos futuros!”, apontou. 

INSCRIÇÕES
O projeto será executado no período de março a outubro, sendo as residências nos meses de março até maio. 

As inscrições são online (via formulário digital) e conta com vagas limitadas, CLIQUE AQUI.

Informações de inscrições e datas das vagas abertas serão divulgadas nas redes sociais do coletivo e do projeto (@encruzilhada.futurista e @_travada).

O coletivo Travada, através da Encruzilhada Futurista, conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, PROAC 2022.

VEJA MAIS

Morre Mara Rubia Meneghel, irmã mais velha de Xuxa
 

 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -