Na última quarta-feira (24) foi realizada eleição para formação do Conselho Municipal de Cultura de Araraquara, órgão que formula políticas públicas, com a participação autônoma e organizada dos segmentos da sociedade integrantes da ação cultural da cidade. O mandato dos conselheiros eleitos será de 2021 a 2023.
A eleição foi referente às representações das linguagens artísticas: Artesanato, Capoeira, Cine/Foto/Vídeo, Circo, Cultura Hip Hop, Dança, Literatura, Música, Preservação das Tradições Culturais e Teatro. Em breve, em data a ser definida pela Secretaria Municipal da Cultura, haverá uma segunda chamada para as vacâncias: Artes Visuais, ONGs, e Patrimônio Folclórico Popular.
O Conselho Municipal da Cultura é um instrumento para uma gestão cultural democrática, transparente e colaborativa na deliberação, contribuição e fiscalização da política cultural do governo municipal. Sua finalidade é formular políticas públicas, promover a participação autônoma organizada de todos os segmentos da sociedade integrantes da ação cultural do município e implementar ações destinadas ao fortalecimento das atividades culturais de Araraquara.
A formação é composta por representantes da sociedade civil, de diversas áreas artísticas e de representantes do poder público e de instituições, totalizando 30 membros titulares mais seus suplentes.
Puderam se candidatar ao cargo como representante das diversas áreas culturais, e também votar: as pessoas inseridas no contexto cultural das linguagens artísticas apresentadas.
Para se candidatar os artistas tiveram que atentar à algumas considerações, como atuar no mínimo há três anos na área escolhida; para votar: são aqueles que atuam há pelo menos um ano na linguagem artística. Os critérios para votar e ser votado são estabelecidos na lei nº 7953, de 06 de junho de 2013 os interessados podem retirar uma cópia na Secretaria Municipal da Cultura (Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva).
Vale lembrar que também podem participar representantes das instituições, associações e serviços culturais, ONG sem fins lucrativos ligada à produção e difusão cultural no município, escolas de carnaval, patrimônio folclórico popular, e associações de preservação das tradições culturais.
A Secretaria Municipal da Cultura lembra que os representantes eleitos pelo Orçamento Participativo tiveram eleição separada. Todos os representantes eleitos pelo OP foram candidatos únicos à vaga, eleitos com o critério “ausência de inscrições que justifiquem votação”.
Ainda, importante informar que os conselheiros eleitos não recebem qualquer forma de gratificação e os serviços prestados são considerados de relevante interesse social.
Eleição Conselho Municipal de Cultura de Araraquara (CMCA):
Artesanato
Izildinha Ricardo Alves Castelari – Titular
Lizete Aparecida Girasolo Bachi – Suplente
Capoeira
José Gomes Sobrinho Titular
Cine / Foto/ Vídeo
Paulo Afonso Monteiro Delfini Titular
Circo
Isabel de Almeida Telles Macari Titular
Bárbara Monteiro S. M. Alves Suplente
Cultura Hip Hop
Alexandre Luis Francisco Titular
Vinicius Floriano Gonçalves Suplente
Dança
Beatriz Ponchio Borghi Titular
Daniela Perez Suplente
Literatura
Rodrigo C Vulcano dos Santos Titular
Música
André Luiz Bonifácio da Silva Titular
Preservação das Tradições Culturais
Eduardo Marçal Chaves Titular
Teatro
Victor Ferrari Titular
Representantes eleitos pelo OP:
População Jovem
Vinicius Bocanegra Luís
População Idosa
Jair Antônio Alves
População LGBTQIA+
Fabiano de Castro Barbosa
População de Araraquara
Endrigo Zapatta
População de Araraquara
Jenifer Antônia Brigida Moyses