Usando o acervo de receitas de sua mãe, a escritora de Araraquara Maria do Rosário Rolfsen Salles resgata o estilo das festas no interior de São Paulo entre os anos 50 e 80 através da obra “Culinária de Tradição” que será lançada na próxima quinta-feira (28) no Novo Hotel Municipal.
Com as receitas de Dona Henriqueta Rolfsen Salles, quituteira e organizadora de festas, Maria do Rosário recorda as vivências de como se festejava no interior paulista, no período de atuação profissional de sua mãe.
VEJA TAMBÉM
Araraquara pode registrar máxima de 40°C e pancada rápida de chuva à tarde
Ciclista é socorrido após ser atropelado por veículo em rodovia de Araraquara
O projeto foi organizado a partir de um grande universo de receitas trocadas, pesquisadas e executadas por Dona Henrique ao longo das décadas de 60, 70 e 80 e faz parte de uma pesquisa de caráter histórico sobre as festas e seus significados culturais.
Além das trocas de hábitos alimentares decorrentes da convivência entre tantas etnias e nacionalidades, a pesquisa mostra que houve uma troca de cozinhas, de ingredientes, de modos de preparo, de receitas passadas de boca a boca.
“Por isso, pretendi ir além do livro de receitas de doces e salgados finos para festas e procurei mostrar um momento da vida araraquarense e interiorana, entre os anos 50 e 80. Quis evidenciar uma maneira de festejar e a incorporação de influências culturais que foram conquistando paladares”, explicou a autora.
Segundo a autora, o livro também é uma homenagem à sua mãe pelo resgate de sua trajetória a partir do conjunto de receitas de doces e salgados finos para festas, minuciosamente selecionadas durante décadas e que criaram um estilo próprio.
O imortal da ABL (Academia Brasileira de Letras) e escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão e a ensaísta e crítica literária brasileira Walnice Nogueira Galvão assinam, respectivamente, a apresentação e o prefácio do livro.
SERVIÇO
O lançamento do livro irá ocorrer às 18h do dia 28 de setembro, no Novo Hotel Municipal, que fica na Rua São Bento (R.3), no Centro de Araraquara.
LEIA MAIS
Alexandre de Moraes vota pela condenação de mais cinco réus pelo 8 de janeiro