A exposição “Oratórios”, de Milton Domingues Junior, abre nesta sexta-feira (16), às 20 horas, no Teatro Municipal de Araraquara, em homenagem a dez artistas de teatro araraquarenses: Arani Murad, Ariovaldo dos Santos, Edna Portari, Eduardo Silveira, Luis Antônio Martinez Correa, Magali Merola, Oscar Rodrigues, Therezinha Negrini, Wallace Leal Valentim Rodrigues e Zé Celso Martinez Corrêa.
“São instalações em forma de oratório, onde o personagem central é o artista homenageado”, explica o artista Milton Domingues Junior, engenheiro civil que desenvolve pesquisa artística desde 2015, por meio da pintura a óleo, colagens e instalações.
Ele conta que, “da mesma forma que os ditos ‘santos’ trouxeram adiantamento espiritual para a humanidade, estes artistas de Araraquara, com a sua arte, trouxeram para a cidade e, alguns para o Brasil e o mundo, reflexões e influências que mudaram a forma de ver e pensar da sociedade onde trabalharam e viveram”.
Por meio de pesquisa sobre a vida dos homenageados, em artigos, revistas, livros, internet e entrevistas com familiares e amigos, ele identificou a religiosidade de cada um, para compor o oratório “santo” de sua devoção, além de outras peças que retratam participações em espetáculos, aspectos da personalidade e atividades fora do meio artístico realizadas por cada homenageado.
A exposição é gratuita e permanece em cartaz até dia 8 de setembro. O Teatro Municipal de Araraquara fica na Av. Bento de Abreu, s/nº, na Praça Lívio Abramo, no Jardim Primavera.
A atividade tem o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e faz parte da programação oficial dos 207 anos de Araraquara, realizada pela Prefeitura de Araraquara.
Serviço
Abertura da exposição “Oratórios”, de Milton Rodrigues Junior (Programação dos 207 anos de Araraquara)
Dia: 16/08
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal de Araraquara – Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Livio Abramo – Jardim Primavera
Visitações até 8 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas
Programação gratuita