Com a presença de Ignácio de Loyola Brandão e Djamila Ribeiro, o Sesc Araraquara recebe, nesta terça-feira (20), o lançamento oficial da 4ª edição da FliSol (Festa Literária da Morada do Sol).
A cerimônia marca o início das ações do festival em 2025 e deve anunciar o autor homenageado desta edição.
“É um autor que já ganhou alguns Jabutis, que é o prêmio mais importante da literatura no Brasil, ele é fundamentalmente ligado às raízes brasileiras, dos povos originários, às raízes africanas, ele traz tudo isso em sua literatura e nos ajuda a fazer reflexões importantes”
disse Bernadete Passos, diretora da FliSol, em entrevista à EPTV.
A entrada para o evento, marcado para às 19h30, é gratuita e os ingressos – limitados a 200 lugares – podem ser retirados na unidade.
Confira a programação de lançamento da edição
Homenagens
Um dos momentos mais esperados da noite é a homenagem ao escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão, que celebra 60 anos de carreira. Membro da Academia Brasileira de Letras, Loyola é autor de uma obra multifacetada que atravessa gêneros, com títulos marcantes como Zero, Não verás país nenhum, O Menino que Perguntava e Manifesto Verde.
Cronista do jornal O Estado de S. Paulo, Loyola irá receber o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara durante a cerimônia.

Quem também marca presença no evento é a filósofa, escritora e acadêmica Djamila Ribeiro, que fará uma homenagem ao escritor.
Fundadora da Associação Pé Vermelho, pedagoga e pesquisadora Silvani Silva – ligada à construção de uma literatura que nasce do chão, dos territórios e da luta social – tecerá comentários sobre o autor homenageado desta edição, contextualizando sua obra e sua importância para a literatura brasileira atual.
Apresentações
A noite contará com a apresentação do Grupo de Viola Caipira Bela Vista, com repertório tradicional e arranjos que exaltam a música de raiz.
O espetáculo literomusical “Solidão no Fundo da Agulha”, baseado no livro homônimo de Ignácio de Loyola Brandão encerrará a cerimônia. O show traz o violonista Webster Santos e a cantora e atriz Rita Gullo, filha do escritor, interpretando canções encontradas em 32 crônicas da obra.

Sobre a FliSol
A programação oficial da FliSol 2025 será realizada de 5 a 9 de novembro, com ações educativas ao longo do ano por meio da FliSolzinha e do Educativo FliSol, voltadas para alunos da rede pública e instituições parceiras.
O evento reúne escritores, leitores, instituições de ensino, artistas e parceiros culturais em uma programação plural, que valoriza o livro, a leitura e o pensamento crítico como ferramentas de transformação.
Promovida pelo Instituto Colibri em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart, a FliSol é considerada um dos eventos literários mais relevantes do interior paulista.
Lançamento oficial da 4ª edição da FliSol
Quando? Terça-feira (20), às 19h30
Onde? Teatro do Sesc Araraquara
Endereço: Rua Castro Alves, 1315, no Quitandinha
Entrada gratuita limitada a 200 lugares

