- Publicidade -
Lazer e culturaNos Tempos do Imperador: a visita de Dom Pedro II a Araraquara

Nos Tempos do Imperador: a visita de Dom Pedro II a Araraquara

Novela da Globo traz a história de Dom Pedro II, monarca do Brasil, que em 1886 esteve em Araraquara

- Publicidade -

Dom Pedro II esteve em Araraquara

 
A novela ‘Nos Tempos do Imperador’, começa nesta segunda-feira (9), na Rede Globo, e retrata o Brasil do século XIX, um pouco mais de 30 anos após a Proclamação da Independência. A obra, que começa em 1856, tem como pano de fundo o Segundo Reinado, período em que Dom Pedro II (vivido na trama por Selton Mello) assume o trono de Imperador do Brasil. 
 
O que bem todo mundo sabe é que o Imperador do Brasil, Dom Pedro II, esteve em Araraquara, em uma visita ilustre, em novembro de 1886.  

- Publicidade -

Quando esteve em Araraquara, ele visitou a Estação Ferroviária,  a Matriz de São Bento, a cadeia pública, o Clube Araraquarense e a Câmara Municipal.  

A comitiva do Imperador foi recebida pelos coronéis José Pinto Ferraz e Joaquim Duarte Pinto Ferraz. Esteve com Dom Pedro II em Araraquara o visconde de Paranaguá e outras personalidades politicas da época. 

Na ocasião, para acompanhar a visita do Imperador à Araraquara foi ainda criado um jornal ‘O município de Araraquara´. 

Dados e documentos da visita de Dom Pedro estão guardados no Memorial da Câmara Municipal. 

Visita do Imperador Dom Pedro II em Araraquara

- Publicidade -

QUEM FOI O IMPERADOR 
Dom Pedro II nasceu em 2 de dezembro de 1825, no Rio de Janeiro, filho de Dom Pedro I e da Imperatriz Maria Leopoldina. Perdeu os pais ainda menino e pouco contato teve com as irmãs.

Jovem tímido, passava os dias estudando e os livros era a fuga do mundo real.

Aos 15 anos de idade, depois de uma manobra que oficializou a redução da sua maioridade, D. Pedro II foi coroado em 18/07/1841, em cerimônia solene, Imperador do Brasil.

Em 1843 se casou com uma prima, Teresa Cristina, por procuração como era costume naquela época. Após 8 anos de sua coroação, o Brasil já tinha estabilidade interna e prosperidade econômica, elevando a moral do pais na Europa e EUA. Durante quase 50 anos de governo, incentivou as artes e as ciências ganhando reputação por estudiosos daquela época.

Assistiu à consolidação da cafeicultura e empreendeu tentativas de desenvolvimento urbano e industrial. Dom Pedro II deixou o Brasil dois dias após a proclamação da República, em 17 de novembro de 1889, falecendo em Paris, aos 05 de dezembro de 1891, aos 66 anos.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -