- Publicidade -
Lazer e culturaPor que o Big Brother Brasil chama tanta atenção do público?

Por que o Big Brother Brasil chama tanta atenção do público?

O reality show chega a sua 21º edição como sucesso de audiência e levantando temas presentes na sociedade

- Publicidade -

BBB chega sua 21º edição (Foto: Reprodução)

 
Programas de entretenimento em especial realitys shows chamam a atenção do público. Não à toa, o Big Brother Brasil (BBB) chega a sua 21 edição sendo sucesso de audiência. 

Há uma semana no ar, o BBB21 virou assunto em rodas de conversas, na internet, levando discussões como o cancelamento, machismo e racismo. 

Mas, o que torna este formato de programa um sucesso? Porque o BBB segue sendo uma fórmula de sucesso?  

- Publicidade -

Na opinião da psicóloga Naiara Mariotto, as pessoas têm prazer em observar. “As pessoas querem ver como pessoas comuns estão lutando, jogando aquele jogo. E agora, nesta edição, tem o acréscimo de pessoas famosas e isso chama a atenção. É normal querer saber como aquelas pessoas se comportam”, ressalta. 

Para o sociólogo João Túbero, fatores como polarização política e conflitos sociais dão o tom do programa e chamam a atenção do público. 

“Considero que o momento político que estamos vivendo é o principal catalisador de audiência do Big Brother Brasil. A disputa política em relação aos valores e ideais, convertida em uma dinâmica polarizada, faz com que os conflitos sociais ganhem expressão dentro do BBB, tanto pela conduta dos participantes, como também a partir do público que transforma os valores políticos em filtro para julgar as atitudes daqueles que estão em confinamento na casa. Além disso, a representatividade cada vez maior das minorais políticas dentro do programa, também tende a aumentar o envolvimento da sociedade civil”, opina Túbero.  

QUEM ODEIA E QUEM AMA
Naiara chama a atenção para dois grupos distintos que assistem ao Big Brother Brasil. “Há quem ame o programa e assiste porque gosta e quer comentar e quer estar por dentro do que acontece naquele confinamento e também existe o grupo de pessoas que odeia o programa e assiste para falar mal. Com isso, entendemos o porquê de tamanha audiência”, explica. 

CULTURA DO CANCELAMENTO
Se o Big Brother Brasil fosse dividido por temas, talvez o desta edição seria a cultura de cancelamento. 

Também conhecida como cultura do banimento é uma forma de uma pessoa ou um grupo expulsar outra pessoa ou grupo por causa de uma posição ou atitude considerada questionável. É uma espécie de boicote em que um indivíduo que compartilhou uma opinião questionável ou controversa, ou que no passado teve comportamento percebido como ofensivo nas redes sociais ou até mesmo fora dela.
Túbero explica que o programa de entretenimento, o Big Brother Brasil opera segundo uma lógica que estimula um fenômeno social que se tornou uma caricatura do nosso tempo histórico: o cancelamento. 

- Publicidade -

“A cultura do cancelamento expressa uma mudança na prática política, em que ela perde seu conteúdo pedagógico, enquanto formação cidadã, para se tornar unicamente um filtro moral, que opta por inviabilizar o diálogo. Em um programa que é movido pelo julgamento popular, a cultura do cancelamento é garantidora de números maiores de audiência, porque as pessoas se envolverão com o programa em busca de uma identificação moral ideal, enquanto “cancelarão” as expressões dissonantes. Entretanto, é importante destacar que o tema do cancelamento é extremamente sensível porque, em via de regra, ele também manifesta uma reação contra a reprodução de violências socais, como o racismo, o machismo e a homofobia, e que, por vezes, são percebidas nas ações dos participantes do programa”, finaliza.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -