A 37ª SLAMC (Semana Luís Antonio Martinez Corrêa) – que começa neste sábado (21) – terá ações formativas abertas para todos os públicos. As inscrições já estão abertas.
A semana visa fortalecer a cena teatral local e celebra o legado de Luís Antônio, diretor araraquarense e colaborador do Teatro Oficina, companhia de seu irmão Zé Celso. Luís foi brutalmente assassinado em 1987.
- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe do nosso Canal no Whatsapp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Com 15 atrações entre espetáculos, performances, cenas curtas e leituras dramáticas, a 37ª edição da SLAMC promete movimentar a cidade até o dia 28 de junho, com artistas locais e nacionais.
Veja as ações formativas
A SLAMC se destaca pelas ações pedagógicas gratuitas, que incluem a oficina Olhares Críticos, com Guilherme Diniz, e a Master Class de Maquiagem para Palco, com Mariana Basso.
Além disso, haverá a atividade Partilhar Arte através do Autismo e o Café Filosófico, iniciativa que visa formar novos olhares sobre a cena teatral da cidade por meio da elaboração de textos críticos sobre a programação desta edição da SLAMC.
Olhares críticos – rever a cena, pensar o mundo com Guilherme Diniz de Belo Horizonte (MG)
Quando: 23 e 27 de junho, das 14h às 16h
Local: Biblioteca Municipal
Sinopse: Nesta atividade formativa, Guilherme Diniz convida artistas, estudantes e públicos em geral para debater os espetáculos teatrais da 37ª SLAMC, construindo, em torno do festival, uma comunidade de espectadores e espectadoras dispostos a discutir as proposições formais, as questões político-sociais e as interferências históricas articuladas na programação artística do festival. Os encontros visam estimular indagações sobre como o ato de fruição pode tecer narrativas, memórias e perspectivas que questionem as cenas e suas relações com o mundo.
Vagas: 20
Público: A oficina é direcionada para espectadoras (os), estudantes, pesquisadoras (es), artistas, e demais pessoas dispostas a debater os espetáculos, seus temas, formas e relações com o mundo.
Inscrições: até domingo (22) através do preenchimento do formulário online
Master Class: Make básica para palco + caracterização com Mariana Basso de Araraquara
Quando: 24 e 26 de junho, das 14h às 17h
Local: Camarim do Teatro Municipal
Sinopse: A Master Class em maquiagem básica para palco + caracterização abordará a importância da maquiagem para o teatro e caracterização de personagens, técnicas básicas como limpeza de pele, camuflagem e cobertura da pele, iluminação e contornos; onde falaremos sobre produtos pinceis e técnicas para a produção da make.
Vagas: 15
Público: Formação destinada para pessoas interessadas nos bastidores das artes cênicas, acima de 16 anos, podendo ser estudantes ou não de produção teatral e maquiagem.
Inscrições: até domingo (22) através do preenchimento do formulário online
‘Semana Luís Antonio: A Origem’ – Café filosófico e exibição de minidocumentário com convidados
Quando: 27 de junho, das 14h às 17h
Local: Saguão do Teatro Municipal
Sinopse: evento que resgata a memória cultural de Araraquara, promovendo a reflexão e a discussão sobre temas relevantes que fundamentam o nascimento desta Semana. Com um café filosófico e exibição de minidocumentário, o evento celebra a identidade da cidade e incentiva a criatividade e a inovação no teatro local.
Palestra ‘Partilhar Arte através do Autismo’ com Luana Rocha e Júlia Lise de Araraquara
Quando: 28 de junho, das 10h às 13h
Local: Auditório da Biblioteca Municipal
Sinopse: Entre palavras e imagens, compartilhamos pesquisas e experiências sobre o fazer artístico no Espectro Autista. Um convite à escuta, à troca e à desconstrução do olhar capacitista que limita a arte à terapia, quando, na verdade, ela é linguagem, existência e criação.
Inscrições: até quinta (26) através do preenchimento do formulário online