- Publicidade -
lazereculturaConfira últimos dias de exposição de quadrinhos no Sesc Araraquara

Confira últimos dias de exposição de quadrinhos no Sesc Araraquara

A exposição itinerante “Marcelo D’Salete – A História Negra em Quadrinhos”, do Museu Afro Brasil, se encerra no próximo domingo (19), no Sesc Araraquara

- Publicidade -

 

- Publicidade -
Últimos dias para ver a exposição "Marcelo D
Últimos dias para ver a exposição “Marcelo D’Salete – A História Negra em Quadrinhos” no Sesc Araraquara (Foto: Divulgação)

 

 

 

 A exposição itinerante “Marcelo D’Salete – A História Negra em Quadrinhos”, do Museu Afro Brasil, se encerra no próximo domingo (19), no  Sesc Araraquara. 

- Publicidade -

A mostra apresenta a obra de Marcelo D´Salete, quadrinista, ilustrador e professor, autor de publicações como a HQ Cumbe (2014) e Angola Janga (2017), abordando a história de resistência à escravidão no Brasil pela ótica dos povos negros. 

Com curadoria de Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil, a exposição conta com pranchas originais dos desenhos de D’Salete, além de exibir exemplares de suas obras. Também estão expostos os troféus Eisner Awards 2018, Prêmio Grampo 2018, HQMIX 2018 e o Jabuti 2018 (categoria História em Quadrinhos), estes três últimos conquistados pelo trabalho desenvolvido em Angola Janga. 

“O que se evidencia na obra de Marcelo D’Salete é a qualidade de seus desenhos. Três de seus livros são agora abordados nesta exposição para reconhecer além do talento do seu preciso e precioso desenho, que conta nessas histórias e nas suas pesquisas – o quanto falam profundamente da nossa memória, da nossa ancestralidade, da vida dos nossos antepassados africanos escravizados e espoliados na busca infinita de liberdade”, afirma Emanoel Araujo. 

Nos livros Encruzilhada, Cumbe e Angola Janga é possível perceber a fluidez dos desenhos em suas narrativas, com linhas, volumes, contrastes entre pretos e brancos, os vazios profundos de onde emergem tensões, detalhes com closes precisos nas aproximações contra as minúcias que fluem magnificamente.  

LEIA TAMBÉM 

Professor de Araraquara lança o último livro da trilogia “Tempo”

Todos esses aspectos trazem uma extraordinária definição das figuras e dos seus traços característicos de que fala a história. A relevância com que Salete desenvolve o domínio do traço da figura humana mostra o quanto esse aspecto expressionista do desenho fala, age, mexe no subconsciente de forma extraordinária e emocional.  

Assim, os livros e suas histórias nesta exposição com os originais e ampliações devem seduzir seus leitores e espectadores habituados a esse tipo de proposta contada em quadrinhos, que narra, sobretudo, uma nova visão de fatos profundos que nos envolvem e nos falam também de um tempo que nos serve como uma reflexão; de que a procura da liberdade do homem termina sempre como um dever além do tempo e de todos os tempos. 

SERVIÇO:
Exposição: Marcelo D´Salete – A História Negra em Quadrinhos  
Sesc Araraquara: Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha, Araraquara
Visitação até domingo, dia 19 de junho
Terça a sexta, das 13h às 21h30. 
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. 
Salas de Múltiplo Uso 2 e 3. Grátis. Livre.

LEIA MAIS 

Escritores de Araraquara incentivam literatura infantojuvenil

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -