- Publicidade -
lazereculturaMaestro João Carlos Martins se apresenta em Araraquara

Maestro João Carlos Martins se apresenta em Araraquara

Concerto gratuito acontece dia 05 de julho, no Centro Internacional de Convenção; ingressos poderão ser trocados a partir da próxima semana

- Publicidade -

João Carlos Martins se apresenta em Araraquara (Foto: Fernando Mucci)

A cidade de Araraquara recebe no dia 05 de julho, a partir das 20 horas, o concerto Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica com 25 músicos sob regência do Maestro João Carlos Martins. Com entrada gratuita, o evento acontece no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri e leva ao público obras de músicos e compositores conceituados.

- Publicidade -

Apesar de gratuitos, os ingressos são limitados e a retirada dos bilhetes acontece somente online, pelo site da DColor Produções Culturais (www.dcolor.art.br/ingressos). 

O espetáculo instrumental é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo (via Secretaria de Cultura e Economia Criativa), com patrocínio de Maravilhas do Lar e apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara e Fundart.

Maestro 
Dono de um talento ímpar, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Aos 13 anos começou a consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior.

Patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que ele realizou no local tiveram lotação esgotada.

Porém, uma série de acontecimentos quase interrompeu sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos. Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que resultou, em 2002, que ele abandonasse os palcos como pianista.

- Publicidade -

Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo.

Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de luvas biônicas, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratatan Bizarro Costa.

Orquestra 
O primeiro concerto da Bachiana Filarmônica aconteceu em 2004, na Sala São Paulo, seguindo, logo depois, para salas de espetáculo renomadas do Brasil e do mundo, levando um repertório composto por obras de Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, entre outros grandes nomes da música erudita. No desejo de atuar na evolução musical dos jovens, foi fundada a Orquestra Bachiana Jovem, em 2006.

Após apresentações em diversas cidades, as duas orquestras Bachiana Filarmônica e Bachiana Jovem se tornaram uma só: a Bachiana Filarmônica SESI-SP, uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do país.

SERVIÇO:
Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica regida pelo Maestro João Carlos Martins
Dia: 5 de julho
Horário: 20 horas
Local: Centro Internacional de Convenção de Araraquara Dr. Nelson Barbieri – Rua Ivo Antonio Magnani, 430 Fonte Luminosa Araraquara (SP)

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -