- Publicidade -
lazereculturaMesas literárias e encontro fecham a programação da FliSol em Araraquara

Mesas literárias e encontro fecham a programação da FliSol em Araraquara

Atividades acontecem pela manhã na Feira do Botânico e mesas no CEAR à tarde

 

- Publicidade -
Parque do Botânico tem programação da Flisol 
Parque do Botânico tem programação da Flisol 

 

Com duas mesas literárias e um encontro entre os autores participantes da programação, a FliSol – Festa Literária da Morada do Sol se encerra neste domingo (06).

- Publicidade -

As atividades contam com: mesa literária “Pés de Livros – Projetos Vivendo a Cidade e Beco”, com Cintia Santos, Rodrigo Vulcano, Tania Gomes e Nerita Pio, às 10 horas no Parque Botânico; a mesa literária “África-Brasil: caminhos para (re)encantar o mundo”, com Elizeu Baroni, Kiusam Oliveira e Luana Antunes, às 18 horas no CEAR; e com o encontro “Mesa de Cabeceira”, com a presença de Ignácio de Loyola Brandão e autores e autoras participantes da FliSol, às 19h30 no CEAR.

A FliSol é um projeto de incentivo à leitura que alinha a literatura a outros segmentos artísticos para fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural imaterial brasileiro. O objetivo deste projeto é a difusão cultural, incentivo à leitura, assim como a defesa e a preservação do patrimônio cultural imaterial, divulgando a rica herança literária do Brasil.

Toda a programação é gratuita. A Flisol é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e conta com os seguintes parceiros: CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), SENAC de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras/ Campus Araraquara, Sesc Araraquara e EPTV.

 

Confira as atividades do domingo (06):

- Publicidade -

 

·         10h, Parque Botânico: “Pés de Livros – Projetos Vivendo a Cidade e Beco” (mesa literária) – Feira do Botânico-FliSol

A mesa literária “Pés de Livros – Projetos Vivendo a Cidade e Beco” conta com a participação dos autores Cintia Santos e Rodrigo Vulcano, da ilustradora Tânia Gomes, sob a mediação de Nerita Pio. A atividade faz parte da programação da Feira do Botânico, edição especial FliSol, que terá início às 9 horas.

 

·         18h, CEAR: “África-Brasil: caminhos para (re)encantar o mundo” (mesa literária)

A mesa literária “África-Brasil: caminhos para (re)encantar o mundo tem a participação dos autores Elizeu Baroni e Kiusam Oliveira, com a mediação de Luana Antunes. A atividade conta com a performance teatral de Flávia Mildres: “Literatura de Maria Carolina de Jesus”.

A autora Kiusam Oliveira é pedagoga com habilitação em Administração Escolar, Orientação Educacional e Deficiência Intelectual, Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela USP, além de pesquisadora do NEAB-UFES nas questões de literatura Negro-Brasileira, gênero e raça, infâncias negras. Escritora premiada, Kiusam também é formadora de profissionais de educação na perspectiva antirracista, contadora de histórias, bailarina e coreógrafa, terapeuta integrativa e Iyá Kiusam de Oxóssi.

O autor Eliseu Baroni, sob nome literário, Eliseu José Pereira Ié, integra saberes africanos aos rituais da escrita. Nascido no Tchon di Pepel Varela, um dos bairros de Bissau, capital da Guiné-Bissau, é professor, pesquisador e mestre em literaturas africanas de língua portuguesa (UFRJ). Seus livros são de temas que vão desde poesia, ensaio, romance, conto e biografia, e revelam o cotidiano tradicional oral do seu país. Em 2020, lançou A história que a minha mãe não me contou e outras histórias da Guiné-Bissau, uma coletânea de contos juvenis, publicado pela editora Nandyala. Em 2022, lançou três livros: Papá Negado: uma fonte de inspiração (biografia de Ector Diógenes Cassamá), publicado pela editora Autografia, Nada é para Sempre (contos juvenis), publicado pela editora África e Africanidades e Djamara (contos infatojuvenil), publicado pela editora Globo. Atualmente Eliseu Banori trabalha na Secretaria de Cultura do município do Rio de Janeiro, como Gestor da Sala de Leitura Maria Firmina dos Reis.

A mediadora Luana Antunes é Doutora em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa), pela Universidade de São Paulo (2014). É professora adjunta do Instituto de Linguagens e Literaturas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB/CE).

 

·         19h30, CEAR: “Mesa de Cabeceira”

A última atividade da FliSol, “Mesa de Cabeceira”, conta com a presença de Ignácio de Loyola Brandão, autores e autoras participantes da FliSol.

 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -