ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Lazer e Cultura

Estação Araraquara: leva arte para antiga Estação Ferroviária

Rogério Rauber em montagem da sua instalação do Território da Arte de Araraquara

| ACidadeON/Araraquara

Território da Arte é aberto à visitação de 14 de junho a 06 de julho (Divulgação)
 

Nesta quinta-feira, 14 de junho, tem início a instalação site specific "Estação Araraquara", de Rogério Rauber (São Paulo-SP), na antiga Estação Ferroviária, no Anfiteatro do Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo. A atividade, que faz parte do XV Território da Arte de Araraquara, pode ser visitada gratuitamente.  

Rogério Rauber é artista visual, pesquisador das configurações pictóricas no campo expandido e tem, em seu percurso, dezenas de exposições coletivas e individuais. Para o Território da Arte de Araraquara, propõe "Estação Araraquara". "É uma instalação site specific - em "sítio específico", ou seja, foi planejada especialmente para este lugar: o Museu da Estação Ferroviária de Araraquara. Seria inviável poeticamente sua transposição para outro local", aponta o artista.  

"A estação de trem em Araraquara, lugar de fixos e fluxos, estação desativada, estação museu, estação memória. Sucata, ferrugem, pó. Lembranças, documentos, afetos", comenta Rauber, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP - São Paulo.  

De acordo com o artista, "Estação Araraquara" apresenta uma imagem em articulação de linhas verticais e inclinadas que sugere uma paisagem em trânsito. Ao mudar o ponto de vista, o público observa a sua desconfiguração, colocando em jogo: perspectivas em trânsito e reconfiguração de pontos de vista.  

"Nesta composição uso o trompe loeil, recurso ilusionista que provoca a percepção de tridimensionalidade em uma superfície bidimensional", explica, logo indagando: "é possível retomar o vagar? Retrilhar o olhar?".  

"Estação Araraquara" pode ser conferida até o dia 06 de julho. Vale destacar que o horário de visitação da exposição é de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h15; e aos sábados, das 9h30 às 12 horas. Lembrando que nesta quinta, dia 14, a visitação poderá ser realizada até as 19h30.  

O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo está localizado junto à antiga Estação Ferroviária, à Rua Antônio Prado, s/n°, no Centro da cidade. O Território da Arte de Araraquara segue com atividades totalmente gratuitas até o próximo dia 06 de julho. Mais detalhes da programação podem ser conferidos no site da Prefeitura de Araraquara ou na página do evento no Facebook.

SERVIÇO:
Território da Arte de Araraquara apresenta:
Instalação "Estação Araraquara", de Rogério Rauber
Aberto à visitação de 14 de junho a 06 de julho
Local: Anfiteatro do Museu da Estação Ferroviária de Araraquara (Rua Antônio Prado, s/n° - Centro)
Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h15; e aos sábados, das 9h30 às 12 horas
Nesta quinta (dia 14): visitação até 19h30

Entrada gratuita