Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Lazer e Cultura

Escuta no parque realiza sua terceira edição e visa ampliação

Ação ocorre durante projeto 'Parque Vivo', no Bosque do Botânico

| ACidadeON/Araraquara

"Escuta no parque" realiza sua terceira edição e visa ampliação
O projeto 'Parque Vivo', do Bosque do Botânico, realiza a terceira edição do  "Escuta no parque" neste sábado (10). O objetivo do grupo é estende o projeto para atendimentos com preços mais populares, para manter a terapia para pessoas cuidarem mais da saúde mental.

Chegando à entrada do Parque é possível ver a placa que indica que o local também é de escuta. As cadeiras são colocadas em diversas partes do parque. Embaixo das árvores, longe uma das outras, trazendo uma visão bastante intimista e acolhedora. Esses profissionais voluntários além de ouvir as pessoas passam orientações psicológicas e encaminham para atendimentos em longo prazo. 

A psicóloga Viviane Pereira Tamarozzi explicou que as escutas variam de 15 a 50 minutos e muitas pessoas saem do parque bastante aliviadas: "A pessoa vem e expõe seu sofrimento, o que a está incomodando e a gente esclarece ou passa alguma informação", explica.

Daniela Faria, uma das idealizadoras do projeto lembra que: "o terapeuta é para auxiliar e direcionar nas questões de sofrimento". 

Por conta da grande procura o projeto "Escuta no parque" pretende num futuro próximo, ainda este mês, levar esse atendimento também a outros parques e aos domingos.  

Daniela Faria ainda fala de outra novidade do projeto, os preços mais populares no atendimento para que as pessoas possam dar continuidade à terapia. 

Depois de três sessões no parque, se a equipe avaliar que é necessário mais sessões, a pessoa é encaminhada para continuar o tratamento com um dos profissionais com preços mais populares: "Como as Instituições e Faculdades de Araraquara tem uma fila de espera muito grande, então fechamos com esses psicólogos que estão no projeto para esses profissionais atenderem esses pacientes", finaliza Daniela Faria. Hoje o projeto conta com 12 profissionais. 

A programação do Parque Vivo segue neste domingo (11) com a realização de Yoga Cerebral, às 10 horas, com o professor Jefferson Moreira Junior.  A Yoga Cerebral é um conjunto de exercícios desenvolvidos a partir de muitas pesquisas que trabalham principalmente o córtex e o hipocampo, cuja principal finalidade é de desenvolver a concentração e aumentar a frequência da atenção, tornando a memória poderosa e eficiente. É solicitado que os participantes levem toalha ou canga. 

O Parque Vivo foi criado por meio da iniciativa popular em fevereiro deste ano e vem apresentando atividades semanalmente. O projeto é formado por um grupo de voluntários, moradores de Araraquara, motivados em ocupar de forma útil e positiva os espaços verdes da cidade.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook