Aguarde...

Lazer e Cultura

'Vaquinha virtual' pretende ajudar artistas araraquarenses

Profissionais sentem no bolso os efeitos do isolamento social imposto para a não proliferação do novo coronavírus

| ACidadeON/Araraquara

Fundo pretende ajudar artistas locais durante a quarentena (Foto:Arquivo/Marcos Leandro)
 
Aulas suspensas, bares fechados, feiras e exposições também suspensas. A crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus já bate à porta dos artistas de Araraquara, por isso, um grupo de produtores culturais está realizando uma campanha virtual de arrecadação.

O Fundo Solidário para os artistas de Araraquara tem a meta de arrecadar R$ 10 mil e dividir em partes iguais entre os artistas que se inscreverem e preencher o formulário proposto.

Para se inscrever, o artista deve residir e atuar em Araraquara. Haverá prioridade para aqueles com filhos menores. As inscrições são online e estão abertas até o dia 15 de abril.

O fundo terá como fonte de receita exclusivamente as doações vindas do site "Vakinha Virtual" e a arrecadação termina no dia 17 de abril.

A produtora cultural e atriz Tânia Capel, realizou uma pesquisa inédita com mais de 80 pessoas que dependem da arte para sobreviver em Araraquara: são músicos, atores, atrizes, artistas plásticos, enfim, todas as áreas de atuação do fazer artístico.

De acordo com a pesquisa, 53,8% não tem qualquer fonte de reserva financeira para prover seu sustento na quarentena determinada, 27,5% tem reserva suficiente para 30 dias, não mais que isso e os outros 18,7% conseguem seus proventos de outras fontes de renda.

"Bares e espaços fechando, aulas sendo canceladas, percebemos que precisávamos dar um suporte para a classe artística, trazer um alento e esperança para passarem o mês de abril, um mês que já é crítico para a maioria dos artistas. Tudo o que vier é importante", frisa.

Tania enfatiza que as esferas governamentais também estão se movimentando neste sentido, porém, o repasse de verbas é demorado neste momento crítico devido a burocracias.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário:

forms.gle/MoT3KP4RpWn9byec9
e-mail: moradaproducao@gmail.com  ou através do blog www.sosartistasararaquara.blogspot.com/


Mais do ACidade ON