Aguarde...

Lazer e Cultura

Você sabia que dia 31 de outubro é o Dia do Saci-Pererê?

Grupo de Araraquara que resgata a cultura popular conta em vídeo a história desta lenda do folclore brasileiro

| ACidadeON/Araraquara

Dia 31 de outubro é Dia de Saci-Pererê (Foto: Reprodução)
 
O grupo Petit PhUÁ de Araraquara, que busca resgatar a cultura popular, fez um vídeo contando um pouco da história do Saci-Pererê, uma lenda do Folclore Brasileiro.  

Apesar do dia 31 de outubro ser mundialmente conhecido como Dia das Bruxas ou o Halloween, no Brasil se comemora o Dia do Saci Pererê. 

Desde 2003, a data é celebrada no País, por iniciativa do coletivo Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci), segundo Weber Fonseca, produtor do bloco de festas populares Petit PhUÁ. A partir daí, o dia 31 de outubro foi decretado como data oficial do Saci, resgatando e valorizando o popular personagem.   

"Seja no imaginário infantil ou adulto, o folclore do menino de gorro vermelho, de cachimbo e de uma perna só é cheio de mitos", diz Fonseca.

MITOS E LENDAS
"O que muitos de nós não sabemos é a origem indígena de um jovem protetor da fauna e da flora. Que a oralidade conta que tinha cabelo vermelho. Posteriormente, os escravizados africanos no Brasil fizeram associação com o mito da divindade Anansi - que também é cultuado pelos descendentes africanos nos EUA, por exemplo. Este arquétipo está ligado com a liberdade, astúcia, inteligência. Celebrar este mito sincrético brasileiro é fundamental", conta.  

Weber lembra que o Saci começou a ser relatado como jovem negro e de cabelo vermelho, o que acabou simbolizado pelo capuz mágico. "Este é um elemento que vem dos colonizadores europeus, onde em várias lendas está presente o Piléu (uma touca vermelha romana que representa liberdade). Esse capuz tão característico na lenda do Saci está relatado desde a literatura medieval", diz. 

Em outras histórias, a perna amputada do Saci Pererê está relacionada a uma luta de capoeira: ele teria lutado com seu capataz, que apesar da mutilação, lhe rendeu a liberdade.  

SACI PERERÊ X HALLOWEEN
Weber reforça que o resgate e valorização do Saci é uma contraposição ao Halloween (ou Dia das Bruxas) , data bem conhecida no Brasil, mas que é bem popular nos Estados Unidos. 

Para ele, o brasileiro importou a estética americana do dia das Bruxas, assim como o modelo de celebração natalino (Papai Noel usa roupas de inverno, neve em presépios e pinheiros característicos dos EUA).  

"O Dia das Bruxas foi, a princípio, instituído pelo advento das escolas de inglês e está associado a uma cultura norte-americana. No entanto, o Dia das Bruxas tem origem na cultura celta e guarda relações com as festividades que marca o fim do verão no hemisfério norte. Há uma proximidade também com a festa cristã de celebração dos mortos que chamamos de finados". 

Weber mantém um canal do Petit PhUÁ no Youtube sobre o folclore brasileiro, entre outros assuntos educativos. Assista aqui o vídeo sobre Saci-Pererê.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON