Aguarde...

Lazer e Cultura

Extensão permite acelerar vídeos no Facebook e em outras plataformas

Para quem passa horas em frente ao celular ou ao computador nova ferramenta chega para ajudar

| ACidadeON/Araraquara

Facebook agora tem ferramenta que permite acelerar vídeos (Foto: Ilustração)
 
Há mais de um ano, que podem trabalhar em home office e/ou assistir a aulas online, passam boa parte das suas vidas na frente de um computador ou de um celular. É tanto tempo olhando para uma tela que o cansaço mental que isso provoca ganhou até nome: "Zoom fatigue" (fadiga de Zoom, em inglês). Mas há um modo de abreviar esses momentos, que às vezes parecem intermináveis: acelerar os vídeos.   

Quem assiste a apresentações no YouTube pode fazer isso facilmente. Basta clicar no ícone de engrenagem, selecionar "Velocidade de reprodução" e escolher qual deseja. Porém, Facebook e outras plataformas não têm esse recurso nativo. Mas é possível baixar uma extensão para o navegador Google Chrome que faz o serviço.  

Entre em chrome.google.com/webstore e digite na caixa de busca, no canto esquerdo superior, "Video Speed Controller", uma das mais utilizadas. Se não aparecer de cara, clique em "Mais extensões" até localizá-la. Em seguida, clique em "Usar no Chrome", no canto direito superior, e "Adicionar extensão".  

Se a página com o vídeo que quer acelerar já estiver aberta no seu navegador, clique na tecla F5 para atualizá-la. Aí basta dar play e, para acelerar o vídeo, clicar na letra D. Para reduzir a velocidade, teclar S. Para voltar à velocidade normal, R.  

Ou para aparecer (ou ocultar) o menu da extensão, V. Quando o menu estiver visível, aparecerá um quadradinho no canto esquerdo superior do vídeo com "1.00" (a velocidade normal). Pouse o mouse em cima e depois clique nos ícones de + e -para acelerar ou desacelerar.  

Uma boa velocidade é 1.50. Isso significa que o vídeo vai passar 1,5 vez mais rápido, ou seja, você pode assistir a um vídeo de 30 minutos em apenas 20 (e poupar 1/3 do seu tempo). Se a pessoa fala muito devagar, dá para tentar assistir com o dobro da velocidade (2.00). 


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON