- Publicidade -
lazereculturaRetrospectiva: do Grammy de Liniker ao encontro de Loyola Brandão e Zé Celso

Retrospectiva: do Grammy de Liniker ao encontro de Loyola Brandão e Zé Celso

Confira os destaques culturais de Araraquara em 2022

- Publicidade -
Escritor araraquarense Ignácio Loyola Brandão foi o grande homenageado da FliSol (Foto: Amanda Rocha)
Escritor araraquarense Ignácio Loyola Brandão foi o grande homenageado da FliSol (Foto: Amanda Rocha)

 O ano de 2022 foi importante para a cultura de Araraquara após dois anos de pandemia, incertezas e restrições.

 De encontros históricos do escritor Ignácio Loyola Brandão e do diretor Zé Celso, ao Grammy de Liniker, são vários pontos altos para a rica cultura da Morada do Sol. Confira:

- Publicidade -

1 – IGNÁCIO LOYOLA BRANDÃO E ZÉ CELSO
Os dois ilustres pensadores de Araraquara se encontraram na Festa Literária da Morada do Sol (Flisol), em dezembro, em um momento histórico e inesquecível. 

Amigos de infância, o bate papo correu solto com muita intimidade e revelações engraçadas. 

O escritor araraquarense Ignácio Loyola Brandão foi o grande homenageado da FliSol e teve como convidado o diretor Zé Celso, e, por mais de uma hora conversaram sobre diferentes assuntos e rumos do país.  

Zé Celso e Ignácio Loyola Brandão são amigos de infância (Foto: Amanda Rocha)
Zé Celso e Ignácio Loyola Brandão são amigos de infância (Foto: Amanda Rocha)

 Para o escritor, as festas literárias são focos de resistência e necessárias para o diálogo democrático. 

“Uma festa literária é um foco de resistência porque as pessoas vêm e expõem a sua ideologia e o seu pensamento. É um lugar democrático, em que você fala de política, de literatura, de tudo”, pontuou o escritor.

O escritor Loyola foi o grande homenageado da primeira edição da Flisol, que contou com uma programação extensa (veja abaixo no item 5). 

- Publicidade -

2- GRAMMY DE LINIKER
A cantora e atriz araraquarense Liniker fez história ao ser a primeira mulher trans a receber o Grammy Latino 2023.

Aos 27 anos, venceu o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.
Concorrendo com os medalhões da MPB, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Marisa Monte, entre outros, a artista de 27 anos faturou o prêmio de melhor álbum de Música Popular Brasileira (MPB) com “Indigo Borboleta Azul”. 

A cantora comemorou emocionada em espanhol o momento ápice da carreira, e se firma como uma das maiores vozes da música nacional. 

Liniker, de Araraquara, venceu prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (Foto: Reprodução)
Liniker, de Araraquara, venceu prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (Foto: Reprodução)

 Em entrevista recente ao programa Roda Viva, a compositora enalteceu o Baile do Carmo e a influência do evento em sua carreira.

“Ter esta criação presente de uma negritude muito forte, com certeza, é muito diferencial para o que eu faço hoje. Se eu não tivesse nascido em Araraquara, na família que eu nasci, com este Baile que eu me vi tantas vezes, e me vejo, talvez, não teria esta Liniker fazendo música preta brasileira hoje”, afirmou.

3 – BAILE DO CARMO
Após dois anos sem ser realizado presencialmente devido à pandemia, o tradicional Baile do Carmo voltou com força em 2022 na Morada do Sol.

O Baile é uma festa centenária e histórica que celebra a comunidade negra de Araraquara com muita resistência e luta. 

São quatro dias de festa no mês de julho, com uma programação recheada de shows, eventos esportivos e o aguardado baile de gala. 

Tradição: Semana Cultural do baile do Carmo movimenta e fortalece comunidade negra  (Foto: redes sociais)
Tradição: Semana Cultural do baile do Carmo movimenta e fortalece comunidade negra (Foto: redes sociais)

O baile do Carmo nasceu como forma de fortalecimento da comunidade negra e já foi realizado em vários locais, como o Clube Araraquarense e no Teatro Municipal. Hoje é realizado no Espaço Orfanato Renascer.

A tradicional noite de gala é considerada uma das festas mais importantes e chiques de Araraquara. É obrigatório ir de traje social.

Vestidos diferentes, ternos, joias e penteados são vistos em noite de muito glamour. Inclusive um momento aguardado é o Troféu das ’10 mais elegantes’.

‘É um desfile e o pessoal capricha. É um mais chique que o outro, roupas lindas, africanas, batas, um pessoal muito diferenciado vem no baile. Em todos os eventos você vê um pessoal muito diferenciado, cabelos e penteados, danças diferentes, porque vem gente de todo lugar para cá’, o presidente do baile, Daniel Amadeu Martins Filho, o Costa, que organiza a festa desde 1988.

4 – PARADA LGBTQIA+
A volta da Parada LGBTQIA+ de Araraquara após dois anos coloriu as principais ruas do centro de cidade em novembro e mostrou muita força e representatividade. 

Com o tema “Orgulhosamente de volta às ruas “, a 13ª edição da parada levou 14 mil pessoas às ruas segundo os organizadores do evento.  A  grande atração musical do retorno da parada foi a cantora Valesca Popozuda. 

Parada LGBT voltou às ruas de Araraquara com muita representatividade (foto: Divulgação) 
Parada LGBT voltou às ruas de Araraquara com muita representatividade (foto: Divulgação) 

 A artista e travesti Sol Gbona Saraiva ressalta a importância política do evento para a comunidade LGBT.

“Além de ser uma festa e uma celebração da comunidade LGBT, a parada reforçou bandeiras importantes, como a de políticas públicas inclusivas, no combate à intolerância e que puna a LGBTfobia. A parada tem esse poder de ser um grande ato político, com ela atingimos alguma visibilidade, damos um grito maior, em conjunto. Por isso acredito ser muito importante que esse evento tenha voltado a ocupar as ruas, para nos dar de fato essa amplitude de alcançar uma massa, que na rua se apresenta ainda mais diversa”, enfatizou. 

5 –  FLISOL
Fomentando a literatura e incentivando autores locais, a 1º Festa Literária da Morada do Sol, a Flisol, chegou em grande estilo e trouxe nomes importantes como os já citados Loyola Brandão e Zé Celso.

 Com vários dias de programação e “esquentas”, o evento mostrou  um cenário literário potente com vários autores locais, oficinas e bate papos. 

Além dos ilustres araraquerenses, a Flisol  trouxe a liderança indígena Davi Kopenawa no encontro “Literatura e o Audiovisual – A Queda do Céu”.

Líder indígena Davi Kopenawa foi um dos grandes destaque da Flisol (foto: Divulgação)
Líder indígena Davi Kopenawa foi um dos grandes destaque da Flisol (foto: Divulgação)

Organizado pelo Instituto Colibri em parceria com a Prefeitura de Araraquara e os apoiadores SENAC de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras/ Campus Araraquara, Sesc Araraquara e EPTV, o evento veio para ficar e enriqueceu a agenda cultural araraquarense em 2022.

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -