O projeto "Do Peito ao Prato", é realizado no Sesc Araraquara até o próximo domingo (07) (Foto: Maria Emilia Dinat) O projeto "Do Peito ao Prato", é realizado no Sesc Araraquara até o próximo domingo (07) (Foto: Maria Emilia Dinat)

Semana Mundial de Aleitamento Materno é realizada no Sesc Araraquara

Projeto "Do Peito ao Prato" acontece até o próximo domingo (07) de forma presencial e online, evento é gratuito 

De:  Redação Araraquara
O projeto "Do Peito ao Prato", é realizado no Sesc Araraquara até o próximo domingo (07) (Foto: Maria Emilia Dinat)

Na Semana Mundial de Aleitamento Materno, o projeto "Do Peito ao Prato", é realizado no Sesc Araraquara até o próximo domingo (07).

A ação aborda a importância da alimentação adequada e saudável nos dois primeiros anos de vida, reconhecendo-a como decisiva para a saúde nesta faixa etária e com reflexos por toda a vida adulta.

Entre os dias 1 e 7 de agosto, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Sesc Araraquara participa da quarta edição do projeto Do Peito ao Prato, iniciativa do Sesc São Paulo que leva ao público do todo o Estado uma extensa programação gratuita, realizada nos formatos presencial e online.  

A relação entre o ser humano e a comida se inicia com a amamentação. O leite materno é o primeiro alimento da criança, contém anticorpos e outras substâncias que protegem o organismo na infância.  

Porém, amamentar ainda é um ato repleto de desafios sociais e o objetivo desta realização é ampliar o debate e abordar questões acerca da sociedade. 

BATE PAPOS E OFICINAS
Rodas de conversa, bate-papos, vivências, oficinas, cursos e exibições de filmes lançam luz sobre a prática do aleitamento materno, que é construída a partir de influências políticas, econômicas e científicas.

Entre os assuntos que serão abordados, destaque para a importância da rede de apoio de uma lactante e o estímulo aos pais e outros familiares a participarem ativamente do processo de cuidar dos bebês; a amamentação e os desafios da mãe ao retorno ao trabalho; a importância da introdução alimentar adequada; banco de leite e muito mais, serão temas dos especialistas.

Em Araraquara, para tratar desses temas foram convidadas as profissionais: Flávia Ferreira Cabral, psicóloga, doula e pós graduada em Psicologia Corporal Reichiana pelo Instituto Raiz; Marina Tezini, psicóloga clínica especialista em psicologia corporal e em terapia de família e casal, com experiência na concepção, gestação e amamentação; Cristiane Tarcinalli Moretto Raquieli, doula e educadora perinatal; Larissa Dantas Pereira Franco Tannuri, nutricionista especialista em nutrição clínica - atua no programa nacional de alimentação escolar; Itaiana Battoni, doula e especialista em capacitação em amamentação; e Letícia Bevilaqua Soccal, psicóloga parental e perinatal.

"É fundamental realizarmos um projeto como esse e compartilharmos conhecimentos com base no saber científico e em vivências pessoais enriquecedoras. Com isso, contribuímos com a saúde e a qualidade de vida desde os seus primeiros anos, fortalecendo a missão do Sesc de atender os seus públicos em cada etapa da sua existência. Também empoderamos mães, pais e a sociedade em geral, difundindo as informações necessárias às melhores escolhas alimentares", declara Marcia Bonetti Sumares, Gerente da Gerência de Alimentação e Segurança Alimentar, no Sesc São Paulo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM ARARAQUARA

Bate-papo
Amamentação e introdução alimentar adequada
Com Larissa Dantas Pereira Franco Tannuri
Compartilhar conhecimentos científicos atualizados sobre o leite materno e sua relação com a nutrição ideal do bebê e proteção contra infecções e processos alérgicos, além de discutir os vários benefícios para a mãe e para o desenvolvimento motor, neurológico e gastrintestinal do bebê.
Dia 2/8. Terça, 18h30 às 20h30.

Área de Leitura
Retirada de ingresso no local, 10 minutos antes.

Roda de conversa
Primeiros dias da amamentação
Com Itaiana Battoni

Preparo da mama, a importância do colostro e do leite materno, a pega e as posições para amamentar, a prevenção e o tratamento de fissuras mamilares, os impactos dos bicos artificiais e a importância da rede de apoio na amamentação.

Dia 3/8.Quarta, 18h30 às 20h30
Área de Leitura
Retirada de ingresso no local, 10 minutos antes.

Bate- papo
Amamentação: puerpério, os desafios da volta ao trabalho, família, escolas, creches e sociedade como apoiadores, as leis que protegem o direito ao aleitamento, a introdução alimentar precoce e o desmame, o armazenamento do leite materno, a amamentação e o puerpério.
Com Letícia Bevilaqua Soccal e Cristiane Tarcinalli Moretto Raquieli.
Dia 4/8. Quinta, 18h30 às 20h30.
Área de leitura. Livre.
Retirada de ingresso no local, 10 minutos antes.

Bate-papo
Amamentação e saúde mental
Com Flávia Ferreira Cabral e Marina Tezini.
Refletir sobre a necessidade do contato psíquico da mãe com seu bebê, de um apego seguro. Isso é realizado compreendendo a importância da saúde emocional neste período e a possibilidade da promoção da saúde vital e global.
Dia 6/8. Sábado, 14h às 15h30.
Área de leitura. Livre
Retirada de ingresso no local, 10 minutos antes.

Mais Notícias

Mais Notícias