Aguarde...

ACidadeON

Voltar

divirta-se

De Araraquara para a ABL: Ignácio toma posse nesta sexta-feira (18)

O escritor de 83 anos ocupará a cadeira 11 e é o novo imortal da Academia; Prefeitura fará a transmissão ao vido da posse

| ACidadeON/Araraquara

Ignácio de Loyola Brandão é o novo imortal (Foto: Amanda Rocha)

Hoje é dia de Ignácio. O araraquarense de 83 anos entra para a história como imortal e toma posse, nesta sexta-feira (18), na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ignácio de Loyola Brandão é um ilustre escritor, com mais de 40 livros que vão de romances a ficção, como os premidos 'Menino que Vendia Palavras' e 'Zero'.  

Loyola é o primeiro araraquarense a chegar na ABL. Ele estará na cadeira 11, que era do escritor, sociólogo, cientista político e advogado Hélio Jaguaribe, falecido em setembro de 2018. 

O escritor conta que por anos foi indiferente à Academia, mas percebeu que poderia dar força a movimentos de resistência cultural, fazendo, por exemplo, oposição à censura. "Estou muito feliz", resume. 

"Faço literatura por uma grande catarse, é a minha terapia. E faço literatura porque não sei fazer outra coisa", acrescenta Loyola que recentemente esteve em Araraquara e concedeu uma entrevista para o ACidadeON e rádio CBN.

VEJA AQUI OS PRINCIPAIS TRECHOS.    



História 
Filho de ferroviário, Ignácio de Loyola Brandão nasceu em 1936. Começou a carreira como jornalista, ainda na juventude. Quando tinha 21 anos se mudou para São Paulo. Trabalhou no jornal "Última Hora" e passou ainda pelas revistas "Claudia", "Realidade", "Setenta", "Planeta", "Ciência e Vida", "Lui" e "Vogue".  

Em 2016, Loyola ganhou, pelo conjunto da obra, o Prêmio Machado de Assis de 2016, entregue pela própria ABL, que agora o acolhe como imortal.  

Entre seus romances mais conhecidos estão "Bebel que a Cidade Comeu", "Zero", "Não Verás País Nenhum", "O Beijo Não Vem da Boca", "Dentes ao Sol", "O Anjo do Adeus" e "O Anônimo Célebre".  

Posse
A solenidade de posse na ABL será às 21h, no Petit Trianon, sede da ABL, no Rio de Janeiro, e terá transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook (www.facebook.com/prefeituraararaquara), podendo ser assistida pelo computador ou por dispositivos móveis como celulares e tablets.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook