
Negra, drag queen e modelo de Andy Warhol, a veterana de Stonewall, Marsha P. Johnson, tornou-se um ícone da luta LGBT por direitos nos EUA. Classificada como "suicídio", as circunstâncias de sua morte em 1992 nunca foram totalmente esclarecidas. A busca por justiça para este caso é o centro do documentário "A vida (e a morte) de Marsha P. Johnson e a invisibilidade trans".
A programação diversificada e gratuita conta com exposição, seminário, cinema, lançamento de documentário, exposição e segue até domingo (27) deste mês, sendo finalizada com a 10ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+.
No sábado (26) serão realizadas atividades como a ExpooBee e o Prêmio Divine. A ExpoBee chega a sua terceira edição, com feira cultural, de empreendimentos e econômica solidária e criativa LGBT. O intuito é promover um espaço amplo para que empreendedores e artesãos, LGBTs e aliados, exponham seus serviços e divulguem seus trabalhos movimentando a economia local de forma inclusiva.
Ainda no sábado, às 19 horas, acontece a terceira edição do prêmio Divine, que tem objetivo de promover e valorizar a cultura drag quen. Através de um concurso cultural, será eleita a drag destaque do ano.
A programação será encerrada no domingo com a realização da 10ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+, celebrando a história de luta e resistência durante os 50 anos de movimento LGBT. A Parada terá concentração a partir do meio-dia no Parque Infantil, na região central de Araraquara.
Toda a programação é gratuita. Vale lembrar que o Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ está localizado na Avenida Espanha, 536, no Centro de Araraquara.