Aguarde...

ACidadeON

Voltar

divirta-se

Caminhada lúdica e com contação de histórias movimenta Araraquara

Atividade será revertida para a causa indígena e terá concentração em frente ao cemitério dos Britos

| ACidadeON/Araraquara

 

 

"I Caminhada por Nós" traz a pauta indígena como tema de histórias e lendas sobre Araraquara (Divulgação)


Uma vivência lúdica e solidária acontece neste sábado (02) em Araraquara. Trata-se da " I Caminhada por Nós", uma atividade que envolve contação de histórias e lendas sobre a cidade, com enfoque na população indígena que vivia aqui antes.  

O ponto de concentração será no Cemitério dos Britos, a partir das 8h, e se encerra no Acampamento Roca de Fogo, nas Chácaras Flora, onde terá vivência com bioconstrução de forno e uma atividade de barro com crianças, além de almoço.  

A caminhada faz parte do "ProjetoNÓS", projeto que visa a responsabilidade social e consciência coletiva. Neste ano, o enfoque é na causa indígena para a construção de uma farinheira em Barra Velha (Bahia), e empoderamento do povo pataxó deste local, para melhorias na qualidade de venda e trabalho das mulheres da aldeia. A pataxó Tamikuã Pataxó Faustino estará presente no dia representando a etnia. 

"A caminhada vai trazer reflexão e conhecimento para todo mundo da cidade, afinal de quem é essa terra que a gente vive, quem foram os primeiros que ocuparam essa terra? Será que não é importante conhecermos mais sobre a cidade?, disse Márcia Camargo, arte educadora e organizadora do evento.  

A atividade tem taxa para adultos, porém crianças não pagam, e toda a renda será destinada para à construção da farinheira como uma extensão da escola, servindo de apoio para manter a cultura Pataxó viva. Convites estão a venda em lojas do Shopping Jaraguá.  

"Somos todos pedacinhos, fragmentos e quando nos unimos em prol de alguma causa conseguimos muito mais. Se os indígenas perdem a tradição, perdemos a cultura do país. Não precisamos pensar só no nosso contexto e mundo , antes não existia tanta barreira e divisão e de qualquer maneira somos todos um, não tem distância", finaliza a organizadora.



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON