Aguarde...

ACidadeON

Voltar

divirta-se

"Papéis Efêmeros": exposição inusitada de coleção de papéis no Sesc

Mostra que reúne obras do acervo do Museu do Ipiranga pode ser visitada no Sesc Araraquara até 15 de dezembro

| ACidadeON/Araraquara

Mostra do Sesc "Papéis Efêmeros: memórias gráficas do cotidiano" vai até o dia 15 de dezembro (Divulgação: Alexandre Nunis)

O Sesc Araraquara está com a exposição "Papéis Efêmeros: memórias gráficas do cotidiano" até o dia 15 de dezembro aberto para visitação. A mostra é composta por uma coleção inusitada - para não dizer curiosa - que traz embalagens, cardápios, rótulos, decalques e outros materiais de descarte rápido, mas que têm funções necessárias e importantes como proteger e informar.  

Fruto da parceria de duas instituições, Sesc e USP, as obras que compõem a exposição são parte do acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, ou Museu do Ipiranga, como é mais conhecido.  

Com curadoria de Chico Homem de Melo e Solange Ferraz de Lima, a mostra é composta por três núcleos temáticos - Cultura, Educação e Consumo - e dois transversais - Técnicas de Impressão e Design, e cerca de 500 peças gráficas contarão um pouco da história dos impressos que fazem parte do nosso dia a dia. Grande parte do acervo pertence à Coleção Egydio Colombo, historiador da arte e arquiteto.  

Em seu conjunto, doado ao museu em 2003, se encontra desde filipetas de oráculos até embalagens de bebidas e cigarro. Essas peças e outras contribuições de colecionadores fazem parte do acervo criado e intitulado na categoria "outros" e estão entre as seções do patrimônio histórico resguardado pelo Museu. 

Os curadores da exposição, o designer Chico Homem de Mello e a diretora do museu Solange Ferraz de Lima, fizeram um recorte que valorizou a diversidade de uso e funções dos impressos, ao mesmo tempo que nos faz passear e refletir sobre costumes sociais e períodos históricos, processos criativos dos designers da época (que não assinavam suas criações) e técnicas quase extintas como litografia e tipografia.
A visitação é gratuita e aberta ao público.  

Serviço 

Exposição
PAPÉIS EFÊMEROS - MEMÓRIAS GRÁFICAS DO COTIDIANO
Visitação: de 29/8 a 15/12. Terça a sexta, das 13h às 21h30.  

Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h


Mais do ACidade ON